Pintando a terra dos faraós com as cores da nossa terra

Postado em 11/06/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professor Rodrigo Abras.

Visualizado 776 vezes.


Esse foi o tema da aula de Artes que os alunos dos 6ºs anos tiveram com o professor Rodrigo Abras. Em cada grupo de 4 alunos, um trouxe um pote de terra do bairro onde mora. Com isso, tivemos oportunidade de observar terra de vários bairros de Cachoeiro, como Aeroporto, Gilberto Machado, Paraíso, Centro, Vila Rica, e até de outros municípios, como Presidente Kennedy.

 

O objetivo da aula era utilizar a terra como pigmento para fazer tinta, utilizando as diferentes cores e diversos tons. Os alunos pintaram vários deuses e faraós. Para o tom mais avermelhado, utilizaram o corante usado na culinária, o colorau e, para o tom mais amarelado, foi utilizado cúrcuma ou açafrão.

 

Já os alunos dos 7ºs anos utilizaram da técnica para fazerem desenhos livres. Com essa técnica, tivemos custo praticamente zero na sua fabricação, pois não houve gasto de materiais e nem o uso de substâncias químicas para a sua confecção.

 

Os alunos foram muito dedicados e organizados na hora da atividade, cada um usou o seu estilo e todos demonstraram que não falta talento para a arte. Estão de parabéns. Seguem algumas pinturas dos alunos. Confiram os talentos!