VI Festival de Teatro – 80 anos em 8 atos: Uma homenagem a Mauricio de Sousa

Postado em 26/10/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenação Pedagógica.

Visualizado 1399 vezes.


Para que o aluno se expresse é preciso, antes de tudo, que seja respeitada a sua liberdade. Proficiência e aprendizado não advêm apenas da disposição de ler ou escutar, mas, também, da ação, do fazer e da experiência; aluno aprende “atuando”. O estímulo constante à criação permite ao aluno liberar sua personagem pela espontaneidade e formá-la pela cultura. A expressão nasce no momento do encontro dos dois mundos: o “interior” e o “exterior”. Na busca da descoberta do “eu” e do mundo que o rodeia, o aluno se expressa e se revela. No “fazer” do teatro equacionam-se os problemas humanos. Atuando no jogo dramático, coletivamente, a expressão oportuniza uma constante troca entre o indivíduo e a sociedade. É nesse enfoque que o VI Festival de Teatro foi realizado, no dia 14 de outubro, em homenagem a Mauricio de Sousa, que comemora seus 80 anos no dia 27 de outubro.

 

Para homenagearmos esse importante escritor, oito histórias da Turma Mônica Jovem foram selecionadas e transformadas em texto teatral para serem encenadas pelos anos dos 7ºs anos no Teatro Municipal Rubem Braga.

 

Durante a preparação para o Festival e na apresentação, os alunos foram estimulados a desenvolver habilidades e capacidades de expressão, através do jogo dramático espontâneo, identificando as relações existentes entre o eu, o outro e o meio, atentando para o trinômio: personagem – tempo – espaço.

 

Além disso, ofereceremos ao aluno oportunidades de realizar descobertas de seus recursos corporais, aplicando-os, criativamente, para expressar seus pensamentos, ideias, sentimentos e sensações.

 

Observados e avaliados por jurados convidados pela Instituição, os grupos premiados nessa noite glamorosa foram:

 

Troféu Máscara de Ouro:

Grupo: Music Generation

 

Peça: O show deve continuar

 

Componentes: Laís, Rafael Martins, Gabriel Barbosa, Tales, Kênia e Rafael Moreno

 

Troféu Máscara de Prata:

Grupo: Escritores do Amanhã

 

Peça: O grande desafio

 

Componentes: Cristiano, Daniel Rossetto, Gabriel Smarzaro, Luiz Afonso, Marina Pacífico, Monique Bandeira.

 

Troféu Máscara de Bronze:

Grupo: Caídos na Real

 

Peça: Meu futuro

 

Componentes: Luísa, Júlia, Guilherme, Henrique, Vítor Gabriel, Davi e Camile.

 

Troféu Melhor Ator 7º M1: Rafael Martins

Troféu Melhor Ator 7º M2: Guilherme Avellar

Troféu Melhor Atriz 7º M1: Kênia Scarton

Troféu Melhor Ator 7º M2: Marina Pacífico

 

A direção, os professores e a coordenação de ensino parabenizam a todos os alunos envolvidos no projeto! Foi um sucesso!