Reunião de Pais da Educação Infantil: estreitando laços, reafirmando parcerias

Postado em 03/03/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Thais Engelhardt V. Damasceno.

Visualizado 1302 vezes.


Aconteceu no dia 23 de fevereiro, no Salão de Eventos do Centro Educacional São Camilo, a primeira reunião de pais da Educação Infantil. Foi uma reunião muito importante, tanto para a escola, quanto para a família, pois o contato entre esses pares, por meio desse encontro, permitiu o alinhamento de objetivos, o conhecimento de situações importantes do processo educativo dos alunos, bem como o estreitamento de laços e parceria entre família e escola.

 

A reunião foi ministrada pela Diretora Edna Valory, pela Coordenadora Thais Damasceno, acompanhada pelos professores do segmento da Educação Infantil.

 

Nessa reunião, um dos assuntos tratados abordou a temática “EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: É responsabilidade da família/ complementada pela escola”. A diretora enfatizou a importância dos pais compreenderem que criança precisa de princípios, valores e limites. Que a criança precisa adquirir autonomia, por meio de ensinamentos e escolhas feitas pelos pais e não pelas crianças, pois essas não têm condições cognitivas/maturacionais para fazer suas escolhas. É imprescindível que os pais retomem a autoridade que lhes é devida, e que isso é muito importante para o filho aprender como se dão as relações sociais.

 

Também foi discutido o assunto “APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: É responsabilidade da escola/ complementada pela família”. Nesse tema,a diretora afirmou que a responsabilidade pelos ensinamentos escolares e pelas aprendizagens das crianças nos conteúdos é da escola. Mas, em idade de Educação Infantil, as crianças precisam do apoio e acompanhamento familiar para que desenvolvam uma série de competências e habilidades relacionadas ao hábito de estudos e, também, para que se sintam valorizadas e para que sintam a valorização da escola pela família. Esse conjunto de condutas da família favorece o desenvolvimento do hábito de estudos pela criança.

 

Já a coordenadora do segmento, apresentou aos pais algumas NORMAS DA ESCOLA que são imprescindíveis de serem respeitadas por todos e que a parceria da família no cumprimento dessas normas é muito importante. Ao término dessa 1ª parte da reunião, os pais se dirigiram para as salas de aula onde receberam orientações sobre a proposta pedagógica da escola/ turma do filho, com as próprias professoras, afinal, é muito importante esse 1º contato direto com a escola.

 

Nesse sentido, a escola reafirma a parceria com os pais e se coloca à disposição para o desempenho da função de instrumentalizar nossas crianças de forma lúdica, prazerosa e com responsabilidade.

 

O Centro Educacional São Camilo agradece a participação efetiva dos pais no processo de Educação / Instrução de nossas crianças.