Aprender a exercer a cidadania não é brincadeira!

Postado em 25/10/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Professora Patrícia Gava.

Visualizado 1601 vezes.


Os alunos dos 3ºs anos se divertiram com uma coisa muito séria, as eleições. O conteúdo faz parte das disciplinas de História e Geografia, pois nada melhor que ensiná-los desde a infância a exercer a cidadania de forma consciente, responsável e com muita honestidade.

 

A prática dos valores como a honestidade deve fazer parte da vida do cidadão desde a infância, em todas as ações. Somente assim poderemos caminhar rumo a um mundo melhor para todos.

 

O assunto sobre as eleições foi amplamente discutido em sala. Cada aluno expôs suas experiências pessoais e opiniões. Aprenderam a respeito dos poderes legislativo e executivo, quais funções cabem aos vereadores e prefeito, quem pode e quem não pode votar e ser candidato e como cada cidadão pode participar do processo administrativo do município.

 

Por fim, brincaram de fazer eleições. Foram escolhidos dois alunos para serem os candidatos a representante de turma. Cada candidato elaborou suas propostas e expôs para os colegas. Os alunos, com muita atenção, ouviram as propostas e também as questionaram, não simplesmente aceitaram, fazendo desse processo um caminho para o crescimento da consciência crítica.