Batalha naval muito além de um simples jogo

Postado em 16/11/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Valéria Duarte.

Visualizado 2149 vezes.


Um dos pontos importantes do currículo do Ensino Fundamental é ensinar aos alunos o sistema cartesiano. Ele é composto de duas retas perpendiculares que se cruzam no ponto zero de ambas. A horizontal (ou eixo das abscissas) é x, e a vertical (ou eixo das ordenadas), y. Com a indicação de um número referente a cada eixo - o par ordenado (x,y) -, é possível encontrar qualquer ponto.

 

Compreender o plano cartesiano é essencial para aprender trigonometria e funções de 1º e 2º graus, entre outros temas, no Ensino Médio. E, para facilitar a compressão, nos 8º anos, o conteúdo Sistema de Eixos Coordenados é iniciado, usando o jogo Batalha Naval. Um jogo de tabuleiro cujo objetivo é descobrir, por meio da localização dada por uma letra e um número, onde estão as embarcações do adversário, permitindo ao aluno explorar as coordenadas do jogo como no plano cartesiano.

 

 O jogo é uma excelente estratégia pedagógica para trabalhar conteúdos Matemáticos. Além de buscas para a elucidação de problemas, o jogo auxilia na socialização dos alunos,  na cooperação mútua e na formação de equipes.  

 

Acompanhem as fotos: