Aula de trânsito também se aprende na escola

Postado em 27/10/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Thais Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1107 vezes.


Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Centro Educacional São Camilo participaram das atividades do projeto “Trânsito Seguro, Trânsito Legal!” e vivenciaram atividades alusivas ao tema.

 

 Os alunos do Ensino Fundamental participaram de palestra de sensibilização com agente de trânsito, cujo maior objetivo foi oportunizar o desenvolvimento de atividades que demonstram a importância da adoção de posturas e atitudes voltadas ao bem comum, que favoreçam a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito, e promovam o respeito e a valorização da vida.

 

Já as crianças da Educação Infantil passearam pelas ruas da escola para explorarem as placas e sinais de trânsito, participaram da feitura de cartazes, pesquisas e atividades no caderno. Além disso, simularam situações de trânsito, brincando de “dirigir” na pista construída para elas, além de assistirem a vídeos educativos para a conscientização de um trânsito mais seguro e responsável.

 

As crianças brincaram de dirigir e vivenciaram situações reais de trânsito como o uso do cinto de segurança, o respeito às placas de trânsito e ao semáforo, tudo isso de forma lúdica, que é, sem dúvida, a linguagem e a melhor forma de compreensão da criança. Para isso, as crianças trouxeram bicicletas, patinetes, velotrol e “brincaram de trânsito”, numa rua montada com faixa de pedestre, semáforo, placas de velocidade e de direção. As professoras foram orientando para que as crianças  passassem por todo o “circuito” obedecendo à sinalização e às regras do trânsito.

 

Nós, da escola, acreditamos nesse tipo de ensinagem: experimental e para a vida. Que é  também na escola que tais conhecimentos podem ser apreendidos para que possam ser socializados na família e nos grupos sociais aos quais a criança atua.

 

Confiram, através das fotos, esses ricos momentos de aprendizagens!