Construindo um elevador hidráulico

Postado em 12/04/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Kelly Siloti.

Visualizado 1072 vezes.


As máquinas hidráulicas são instrumentos capazes de multiplicar forças e estão presentes em nosso cotidiano muito mais do que você pensa. Elas estão nos shopping centers, nas mangueiras de nível dos pedreiros, nos macacos de carro, nas prensas, elevadores, direção e freios hidráulicos dos veículos automotivos, nos acionadores de caminhões basculantes, amortecedores, nos postos de gasolina e muito mais. Apesar das diferentes aplicações, todas as máquinas hidráulicas têm em comum a possibilidade de serem explicadas a partir do princípio de Pascal.

 

E foi a partir desse estudo que os alunos do 6.º ano fizeram um trabalho incrível! Usaram e abusaram da criatividade na construção e apresentação do trabalho.

 

O princípio de Pascal foi enunciado pelo famoso físico e matemático Blaise Pascal, o qual, por meio de experimentos com líquidos, constatou que o aumento de pressão em um ponto do líquido é igual ao aumento provocado em outro ponto e explica o funcionamento das máquinas hidráulicas. Pascal enunciou esse fato da seguinte forma “o acréscimo de pressão, em um ponto de líquido em equilíbrio, transmite-se integralmente a todos os pontos deste líquido”.

 

Com o elevador hidráulico construído por eles fizeram atividades, testes e desafios. Vivenciaram cada questão na prática!