Postado em 06/05/2019 por Renata Dias Lopes .
Com informações de Coordenação Pedagógica.
Visualizado 2112 vezes.
A produção do modelo de um elevador hidráulico foi um experimento de Ciências realizado pelas turmas de 6º ano, com o objetivo de demonstrar como essas máquinas hidráulicas estão presentes no cotidiano.
A Professora Camilla Fellipe, seguindo a proposta do material didático, solicitou que os alunos confeccionassem um elevador utilizando seringas e mangueiras para a compreensão do funcionamento do Princípio de Pascal, elaborado pelo físico-matemático Blaise Pascal, e que se baseava na transmissão da pressão e na elevação de um objeto.
Segundo seu teorema, quando uma força é aplicada sobre uma seringa cheia de água, produz uma pressão que é transmitida a uma segunda seringa até a sua extremidade, fazendo assim com que o objeto posto sobre o embolo seja elevado.
A produção dos elevadores hidráulicos e dos cartazes para as apresentações ficaram incríveis!
Os alunos adoraram a experiência, que facilitou o entendimento do conteúdo sobre água e pressão na disciplina de Ciências.