6º ano constrói elevador hidráulico, de acordo com Princípio de Pascal

Postado em 06/05/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Coordenação Pedagógica.

Visualizado 157 vezes.


A produção do modelo de um elevador hidráulico foi um experimento de Ciências realizado pelas turmas de 6º ano, com o objetivo de demonstrar como essas máquinas hidráulicas estão presentes no cotidiano.

 

A Professora Camilla Fellipe, seguindo a proposta do material didático, solicitou que os alunos confeccionassem um elevador utilizando seringas e mangueiras para a compreensão do funcionamento do Princípio de Pascal, elaborado pelo físico-matemático Blaise Pascal, e que se baseava na transmissão da pressão e na elevação de um objeto.

 

Segundo seu teorema, quando uma força é aplicada sobre uma seringa cheia de água, produz uma pressão que é transmitida a uma segunda seringa até a sua extremidade, fazendo assim com que o objeto posto sobre o embolo seja elevado.

 

A produção dos elevadores hidráulicos e dos cartazes para as apresentações ficaram incríveis!

 

Os alunos adoraram a experiência, que facilitou o entendimento do conteúdo sobre água e pressão na disciplina de Ciências.