Lançamento de Foguete – MOBFOG 2019

Postado em 21/05/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Coordenação Pedagógica.

Visualizado 1163 vezes.


Em parceria com a coordenação do Centro Educacional São Camilo, o Professor Leonardo Mardegan realizou, no dia 16 de maio, o lançamento de foguete com os alunos do 6° ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. Os lançamentos foram realizados no estacionamento da escola. A finalidade da atividade foi avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.

 

Antes do lançamento, a contagem regressiva. Depois, o gatilho, que pode ser usado em forma de barbante, é puxado secamente. Nesse momento, o foguete sai da base violentamente num movimento parabólico, atingindo entre 100 e 200 metros ou até mais, dependendo, é claro, da aerodinâmica dada ao foguete e da otimização das quantidades de vinagre e de bicarbonato de sódio.

 

Participar da MOBFOG já é um grande prêmio para os alunos, pois significa que estão entre aqueles que melhor construíram suas bases de lançamentos e seus foguetes. Para tanto, aperfeiçoaram a aerodinâmica do foguete e ajustaram as quantidades de bicarbonato de sódio de modo a obterem a maior pressão com o menor peso possível. Isso tudo os colocou próximos às situações reais que os engenheiros aeroespaciais enfrentam para construírem seus foguetes.

 

Durante o lançamento, os jovens apresentaram os seus foguetes de garrafa pet ou de canudos e suas bases de lançamento. Os protótipos foram movidos a combustível líquido composto de vinagre, bicarbonato de sódio, água e bomba de ar.

 

Os vencedores foram aqueles que lançaram os foguetes o mais longe possível. Foi analisado pelo professor os seguintes pontos: acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe participante.