Conhecendo a cultura africana! Bonecas Abayomi: símbolos de resistência, tradição e diversidade!

Postado em 23/09/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 1321 vezes.


No intuito de conhecer um pouco mais da cultura da África, proposta em nosso módulo, foram oportunizados dois momentos de confecção da boneca Abayomi, um em sala e outro com a participação da família.

 

Após a confecção, foi realizada uma roda de conversa, explicando a tradição da boneca: “para acalentar seus filhos durante as viagens a bordo dos navios negreiros, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e com eles criavam pequenas bonecas”. Essas bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como ABAYOMI, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.

 

Abrindo questionamentos e trabalhando as diferenças, levando o aluno a perceber que cada um é diferente do outro, observando as características, cor dos olhos, cor da pele, tipo de cabelo, altura etc, respeitando a si e aos outros. Em seguida, montamos uma exposição de bonecas e bonecos (outros bonecos trazidos de casa), permitindo, assim, um espaço a brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, desenvolvendo construção do respeito, socializando, compartilhando e cooperando.