Volume = Capacidade?

Postado em 26/09/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 937 vezes.


Volume e Capacidade seriam a mesma coisa? Não!!!! Apesar de serem conceitos muitos similares, não representam a mesma coisa.

 

Em uma aula prática, no laboratório de Matemática, os alunos dos sétimos anos, juntamente com a professora Roberta Capetini, aprenderam a diferenciar esses dois conceitos com o uso de material concreto – o material dourado.

 

Concluíram que volume representa a quantidade de espaço que o objeto ocupa e capacidade àquilo que o objeto consegue transportar.

 

Além disso, aprenderam também a conceituar e diferenciar o volume de um cubo e de um paralelepípedo; e a determinar a sentença matemática que permite calcular o volume desses dois sólidos geométricos.

 

E para finalizar as competências da área três da matriz do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano e resolver situações problemas que envolvam medidas de grandezas, os alunos aprenderam a fazer conversões entre unidades de medidas de volume e capacidade.