O Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo iniciou seu processo de avaliação institucional em 1994. Um trabalho, inicialmente, modesto, que começou a gerar frutos em um futuro bastante próximo. Tais ações acabaram por oportunizar a ocorrência de uma gestão mais comprometida com o gerenciamento de conflitos, considerando as oportunidades e as ameaças do seu entorno, as forças e fraquezas internas, que exigiriam um novo tipo de administração, mais participativa e democrática.
Sendo a avaliação um processo contínuo e dinâmico, notam-se, a cada ano, mudanças significativas tanto na área administrativa quanto na acadêmica.
O Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo, em conformidade com a Lei 10.861, de 14/04/2004, constituiu a Comissão Própria de Avaliação, cujos integrantes elaboraram e implementaram o Projeto de Avaliação Institucional. O Centro Universitário compreende a avaliação não somente com a finalidade de apontar alternativas para o desenvolvimento do planejamento institucional, mas para ressaltar o trabalho realizado pela comunidade acadêmica junto às comunidades interna e externa, por meio do desenvolvimento dos diversos projetos das mais variadas áreas, no sentido de promover o crescimento dos alunos e da comunidade em geral.
Cumpre à Avaliação Institucional mostrar não apenas as mudanças físicas empreendidas ao longo do tempo, mas, também, o somatório de realizações que se traduzem na melhoria da qualidade do ensino e de vida das pessoas.
Uma avaliação que busca o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica e a melhoria da gestão universitária, decorrendo numa prestação de contas à sociedade, deve assegurar a realização autônoma desse processo em diferentes etapas: o diagnóstico dos cursos, que desemboca na fase de avaliação interna; a auto-avaliação, a partir da qual se desenvolve a avaliação externa, por especialistas de outras instituições, terminando num documento final de divulgação para a sociedade. Esse ciclo avaliativo encerra-se iniciando um outro, desta vez com o intuito de aprofundar o processo, sempre visando ao aperfeiçoamento da qualidade acadêmica da IES.
A avaliação feita pela comunidade acadêmica permite que sejam programados trabalhos individuais e treinamentos com professores e funcionários. No que se refere às questões acadêmicas, a avaliação constitui-se um subsídio fundamental para a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Nesta IES, a avaliação tem sido desenvolvida nos últimos anos nos seguintes aspectos:
A União Social Camiliana tem como Política de Avaliação Institucional assegurar uma sistemática de avaliação que contemple a busca continuada da qualidade e relevância das atividades de ensino, de extensão, de pesquisa, de gestão e de desenvolvimento institucional.
Objetivos Estratégicos:
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