OS ‘ARRANJOS FLEXÍVEIS’ DA TEMPORALIDADE LABORAL NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE
Resumen
O objetivo deste estudo é investigar como os professores da educação on-line vivenciam o redimensionamento da temporalidade laboral. Por meio da abordagem qualitativa, com enfoque no estudo dos discursos dos próprios trabalhadores, abordamos a articulação entre as categorias tempo e trabalho com a pretensão de analisar criticamente as mudanças na estrutura de trabalho, bem como as repercussões que essas transformações produziram na ubjetividade dos trabalhadores. Mediante a aplicação de entrevista semiestruturada e o recurso metodológico da análise sociohermenêutica do discurso, analisamos como esses profissionais constroem e reproduzem o sistema temporal em
suas atividades laborais. Como fruto deste estudo, encontramos no professor da educação on-line um agente social que explicita em sua realidade os imperativos dos mecanismos flexíveis de produção. As falas dos professores da educação on-line ressaltam uma configuração laboral demarcada por uma variabilidade temporal e pela ausência de um tempo de trabalho rígido e inflexível, modelo quase hegemônico na sociedade salarial. Além disso, observamos uma temporalidade de trabalho que se dilui para outros tempos sociais (família, lazer, cultura) passando, na maioria das vezes, a interferir no cotidiano desses profissionais.