ÉTICA E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre a ética e a educação na constituição do ser professor na educação básica, abordando temáticas acerca do cotidiano escolar em suas diversas áreas propondo algumas reflexões sobre como a ética implica em todas as ações sucedidas nesse espaço. O embasamento teórico se alicerça em alguns teóricos como Cortella (2011), Libâneo (1994), Freire (1999) e Rios (2001) que se esbarram em meio às reflexões pertinentes às quais será estabelecido o diálogo. Tem também como intuito a investigação do uso da ética e o trabalho docente em relação à equipe escolar e aos alunos, uma vez que a ética está ligada ao princípio a formação humana e como deve ser usada como base na construção das relações no ambiente escolar. Assim, a ética deve estar ligada a constituição das relações dentro do ambiente escolar tendo em vista que o aprendizado é algo contínuo e os professores são tidos como exemplos para seus alunos. É válido ressaltar que a ética deve ser mantida como objeto fundamental em todas as áreas e em todos os segmentos do ambiente escolar.