ÉTICA E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Girliani Coutinho Soares Garcia Lucindro Centro Universitário São Camilo-ES
  • Alexaévyna Silva Miranda Centro Universitário São Camilo-ES
  • Ana Elizabete Avelar Rocha Centro Universitário São Camilo-ES
  • Diego Buffolo Portinho Centro Universitário São Camilo-ES

Resumo

O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre a ética e a educação na constituição do ser professor na educação básica, abordando temáticas acerca do cotidiano escolar em suas diversas áreas propondo algumas reflexões sobre como a ética implica em todas as ações sucedidas nesse espaço. O embasamento teórico se alicerça em alguns teóricos como Cortella (2011), Libâneo (1994), Freire (1999) e Rios (2001) que se esbarram em meio às reflexões pertinentes às quais será estabelecido o diálogo. Tem também como intuito a investigação do uso da ética e o trabalho docente em relação à equipe escolar e aos alunos, uma vez que a ética está ligada ao princípio a formação humana e como deve ser usada como base na construção das relações no ambiente escolar. Assim, a ética deve estar ligada a constituição das relações dentro do ambiente escolar tendo em vista que o aprendizado é algo contínuo e os professores são tidos como exemplos para seus alunos. É válido ressaltar que a ética deve ser mantida como objeto fundamental em todas as áreas e em todos os segmentos do ambiente escolar.

Publicado
Out 21, 2021
Como Citar
LUCINDRO, Girliani Coutinho Soares Garcia et al. ÉTICA E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Cadernos Camilliani e-ISSN: 2594-9640, [S.l.], v. 16, n. 3, p. 1378-1394, out. 2021. ISSN 2594-9640. Disponível em: <http://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/332>. Acesso em: 03 maio 2024.