PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumen
A sociedade atual tem sofrido inúmeras transformações que requer das pessoas uma maior conscientização sobre si e o planeta, onde por meio da educação, vê-se a necessidade de garantir aos estudantes uma melhoria em sua qualidade de vida e condições de se inserirem ativamente na sociedade da qual fazem parte, enxergando-se, assim, como elementos que fazem parte e que são transformadores dessa sociedade. Neste contexto insere-se o conceito do ensino de ciências com ênfase CTS – ciência, tecnologia e sociedade – que influenciou a formação de currículos no mundo inteiro, objetivando promover a alfabetização científica dos cidadãos para que estes tenham condições de intervir de forma crítica no contexto social no qual estão inseridos, entendendo o papel da ciência como produção de conhecimento humano. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos alunos quanto ao que é ensinado na disciplina ciências na escola e se os mesmos a relacionam com suas atividades cotidianas, considerando-a, assim, uma importante ferramenta na melhoria da qualidade de vida e do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que usou como ferramenta de coleta de dados a técnica de grupo focal, com 16 alunos de 9º ano, da rede pública estadual de Divino de São Lourenço - ES. Os resultados mostraram que os alunos gostam de ciências e acham importante estudar essa disciplina, para poderem entender melhor o mundo que os rodeia e enfatizam que, para um melhor aprendizado, há a necessidade de aulas mais dinâmicas, interativas e práticas. Ficou evidenciado que o ensino se dá de maneira mais significativa quando os professores conseguem contextualizar o ensino, com elementos conhecidos pelos alunos, que fazem parte da sua vida e o cotidiano.