POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES.

  • Aline de Backer Fambre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Ana Paula Pessini Polonine CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Keila Fernandes Teodoro CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Camila Dellatorre Teixeira CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Resumo

O câncer de mama é um problema cada vez mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo. Isso implica na qualidade de vida da população do sexo feminino acometida por esta doença, uma vez que tal neoplasia traz prejuízos significativos à saúde física e mental da paciente. Assim, objetiva-se neste artigo, avaliar os fatores de risco mais relevantes no desenvolvimento do câncer de mama, com foco na atuação do profissional farmacêutico, a fim de aperfeiçoar as estratégias de cuidado à saúde das mulheres, facilitando a detecção precoce e contribuindo no tratamento quimioterápico. E para o levantamento dessas informações, foram utilizados base de dados científica (Lillacs, Pubmed e Scielo), obras literárias e sites governamentais. A partir do estudo realizado, foi possível concluir que o câncer de mama advém de interações de condições genéticas com fatores comportamentais, sendo o farmacêutico o profissional indispensável para o acompanhamento terapêutico dessas mulheres, evitando, assim, possíveis agravos relacionados à doença.

Publicado
Out 21, 2021
Como Citar
FAMBRE, Aline de Backer et al. POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES.. Cadernos Camilliani e-ISSN: 2594-9640, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 1708-1724, out. 2021. ISSN 2594-9640. Disponível em: <http://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/388>. Acesso em: 17 maio 2024.