DESENVOLVIMENTO DE SABONETE LÍQUIDO ANTISSÉPTICO À BASE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE Melaleuca alternifolia, Schinus terebenthifolius E Rosmarinus officinalis

  • Lara Fontana Minto Centro Universitário São Camilo-ES
  • Gabriel Viana Vieira Centro Universitário São Camilo-ES
  • Eduarda Mesquita Virissimo Centro Universitário São Camilo-ES
  • Maicon Marvila Miranda Centro Universitário São Camilo-ES

Resumo

Nos dias atuais, a procura pela assepsia das mãos é constante para evitar a proliferação de doenças assim transmissíveis. O uso de álcool em gel está sendo muito requisitado, mas o que muitos não sabem é que esse meio pode causar desidratação do tecido das mãos, além de não ser totalmente eficaz caso não venha acompanhado do uso de sabonete antisséptico. Além disso, o uso do álcool em gel é mais requisitado para momentos onde a higienização das mãos não pode ser feita como um complemento. O uso de sabonetes com poder antisséptico pode ser muito útil dependendo de sua formulação, além do mais, seus efeitos podem ser mais benéficos do que apenas o uso do álcool em gel, principalmente, se em sua fórmula forem usados princípios ativos com o intuito de redução da carga microbiológica das mãos. O objetivo do presente artigo é a análise e produção de um sabonete com fins antissépticos, além de abordar sobre a maneira correta de higiene das mãos, irá mostrar o desenvolvimento de um sabonete líquido com ação antisséptica à base dos seguintes óleos essenciais: Schinus terebenthifolius, Melaleuca alternifólia e Rosmarinus officinalis. Todas essas matérias primas que estarão presentes nessa forma farmacêutica, têm como objetivo a eliminação de microrganismos, principalmente, os patogênicos como: Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Para a realização deste, serão necessários os óleos essenciais devidos e outras formulações para sua complementação. Para análise microbiológica serão necessárias as cepas para verificar seus halos de inibição, todos esses testes e a realização do sabonete serão feitos no Laboratório do Centro Universitário São Camilo – ES. O uso de plantas medicinas é um ato antigo muito importante para a sociedade brasileira. As plantas escolhidas além da função de inibir o crescimento microbiano, também possuem funções hidratantes, evitam acnes, dentre outras condições. Isso tudo devido aos seus metabólitos secundários que são de extrema importância para seus fins terapêuticos. O uso dessas plantas como base é de extrema relevância, porque elas agridem menos as mãos e são mais eficazes do que sabonetes fabricados com produtos mais industrializados.

Publicado
Out 21, 2021
Como Citar
MINTO, Lara Fontana et al. DESENVOLVIMENTO DE SABONETE LÍQUIDO ANTISSÉPTICO À BASE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE Melaleuca alternifolia, Schinus terebenthifolius E Rosmarinus officinalis. Cadernos Camilliani e-ISSN: 2594-9640, [S.l.], v. 17, n. 4, p. 2338-2354, out. 2021. ISSN 2594-9640. Disponível em: <http://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/456>. Acesso em: 17 maio 2024.