FRACASSO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Marina Braga Scaramussa Centro Universitário São Camilo-ES
  • Mylena Souza Centro Universitário São Camilo-ES
  • Susana Melo Silva Centro Universitário São Camilo-ES
  • Diego Buffolo Portinho Centro Universitário São Camilo-ES

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o fracasso escolar e as práticas pedagógicas, evidenciando as implicações desses fatores para o desenvolvimento dos estudantes na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Para debater esse problema, utilizamos como base de fundamentação os estudos de Ceccon, Oliveira e Oliveira (1986); Nérice (1977); Filho (2003); Paula et al (2018); Cunha et al (2017); Vasconcellos (2000); Perrenoud (2001) e (2000), entre outros, os quais apontam um estudo significativo referente à perspectiva de pesquisa do trabalho. A educação pública no Brasil encontra-se em um momento obscuro em que o fracasso escolar evidencia-se como uma fragilidade dessa realidade. As práticas pedagógicas, em sua maioria, não são utilizadas em função do combate a esse problema, intensificado, principalmente, nessa transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Essa etapa é constituída por novas exigências e metodologias, e os sujeitos acabam não se adaptando a essas alterações pedagógicas. Além disso, muitos professores continuam acomodados às metodologias tradicionais, resistindo, assim, às práticas mais inovadoras de ensino e que se adéquam à realidade do aluno. Esses fatores agravam ainda mais o índice de repetência e evasão de muitos estudantes dentro das instituições de ensino. Este trabalho apropria-se de uma abordagem qualitativa que adquire como procedimento metodológico a consulta bibliográfica e documental. Busca apresentar desde uma análise da definição e do contexto histórico do fracasso escolar no Brasil, dentre outros apontamentos necessários ao entendimento desse problema, bem como demonstrar as implicações das práticas pedagógicas na transição dos estudantes no ensino fundamental e evidenciar a importância destas para a promoção do sucesso escolar. Suas considerações evidenciam que, para que o fracasso escolar caminhe para sua diminuição, é necessário propiciar um trabalho educativo que permita o desenvolvimento integral dos alunos. Para isso, torna-se crucial o uso de práticas pedagógicas pertinentes, que promovam a adaptação dos estudantes e vão, realmente, ao encontro das suas dificuldades de aprendizagem e os levem a adquirir bons resultados mediante a transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental.

Publicado
Out 21, 2021
Como Citar
SCARAMUSSA, Marina Braga et al. FRACASSO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos Camilliani e-ISSN: 2594-9640, [S.l.], v. 17, n. 4, p. 2463-2483, out. 2021. ISSN 2594-9640. Disponível em: <http://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/465>. Acesso em: 17 maio 2024.