Docência no Ensino Superior realizam aula diferenciada sobre Educação à Distância

Postado em 26/11/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Prof. Marcos de Souza.

Visualizado 2372 vezes.


Os alunos do curso de Pós-graduação Latu Senso em Docência no Ensino Superior participaram no último dia 22 de novembro de uma aula diferenciada sobre Educação à Distância no Ensino Superior.

 

Na oportunidade, além de conhecerem sobre conceitos, históricos, legislação e modalidades de EAD, os alunos puderam vivenciar o papel como professor no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, realizando assim o uso de diversas ferramentas síncronas e assíncronas como Chat, Fóruns, Wiki, Glossários, envio de arquivos, questionários de avaliação entre outras.

 

De acordo com o professor Marcos de Souza, o grande diferencial da aula foi a produção de vídeos e materiais midiáticos e de interatividade que estreitam o relacionamento entre professor / aluno e aluno / aluno na Educação à Distância.

 

Ainda segundo o professor, a modalidade EAD tem crescido muito nos últimos anos. De acordo com o último censo EAD realizado 2013, são mais de 700 mil alunos que atuam diversos segmentos no Brasil.

 

“A oportunidade em atuar na docência da Educação à Distância hoje é uma realizada que pode ser alcançada por todos, porém, os professores devem ter ciência que utilizar a mesma metodologia de uma aula presencial não se adequa na modalidade EAD, faz necessário um estreitamento entre o professor com as novas tecnologias de comunicação e informação aliado as metodologias de ensino e aprendizagem.”