História

Duração 3 anos | Vide observação
Período noturno
Vagas 40
Grau Concedido Licenciatura em História
Autorização / Reconhecimento: Reconhecido pelo Decreto 65.768/1969 – Publicado no D.O.U. 03/12/1969
Blog de Curso: Acesse o Blog do curso de HISTÓRIA!

Ao ingressar no Curso de História do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, o aluno conhecerá a História de forma crítica e reflexiva, contemplando sua formação cultural com visão humanística do mundo e modificadora da realidade.

Os historiadores primam pela difusão dos conhecimentos sobre a humanidade, resgatam e valorizam o patrimônio cultural e estimulam o senso crítico e reflexivo sobre a realidade.

O curso habilita o acadêmico a atuar no Ensino Fundamental, séries finais, e no Ensino Médio, bem como desenvolver pesquisas na área de História. Está estruturado em conformidade com as novas abordagens historiográficas. As disciplinas estão estruturadas em eixos temáticos que permitem um estudo amplo e reflexivo da História. Paralelamente aos temas específicos da História, há disciplinas que discutem a prática pedagógica que visa, de forma integrada, com os estudos historiográficos, formar professores na perspectiva dos atuais paradigmas da educação na sociedade contemporânea e que se posicionem de forma crítica e reflexiva, valorizando o patrimônio cultural.

Diferenciais

Mercado de Trabalho

A demanda por professores está em constante crescimento. Salienta-se também que têm aumentado os investimentos públicos na educação, o que resulta em melhores condições de trabalho, remuneração e vagas para o professor de História. As políticas públicas também cresceram na área cultural, e com isso, o historiador tem a possibilidade de desenvolver pesquisas e atuar em órgãos e atividades de difusão cultural. Outro campo para o historiador são empresas privadas de consultoria e pesquisa cultural que possibilitam ao profissional de História atuar como funcionário ou empreendendo seu próprio negócio.

Observação

Para os ingressantes dos cursos de Licenciatura no semestre 2020, informamos que a integralização do curso poderá ser alterada de 03 para 04 anos, conforme determinação do Conselho Nacional de Educação por meio das seguintes resoluções: 1ª Lei – Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015, 2ª Lei – Resolução CNE/CP Nº 3, de 3 de outubro de 2018, 3ª Lei – Resolução CNE/CP Nº 1, de 02 de julho de 2019. Portanto, os ingressantes matriculados nos cursos de Licenciatura serão informados do prazo de integralização de seus cursos após 22 de dezembro de 2019. Ao participar do presente processo seletivo o candidato declara conhecer e concordar com essa condição, com o acréscimo de disciplinas na grade curricular, com o acréscimo do prazo para integralização e conclusão do curso e, ainda, concordar com o acréscimo financeiro no valor do curso, que será suportado pelo aluno, em razão dessa adequação à legislação.

Tire suas dúvidas com o coordenador do curso
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem