Programas PIBID e Residência Pedagógica

Informações atualizadas: 16/07/2020 13:43:49

PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – SÃO CAMILO/CAPES - EDITAL 2020

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de Licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de Licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente do Centro Universitário São Camilo-ES participantes do programa.

Objetivos do Programa

Como funciona

Modalidades de bolsa

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

Após a leitura do Edital, preencha o formulário de inscrição do PIBID, através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=a7rsmsDEX0-xPdkK-VJvy6rNFNk-7VlMklk4pm5FUTtUMzJQQ1Y5VFk5WkVDU01RU00wNVFNN0JHVS4u

Cadastro dos alunos na plataforma de educação básica: https://eb.capes.gov.br/portal/

 

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SÃO CAMILO/CAPES EDITAL 2020

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientadas por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da CAPES que compõem a Política Nacional, tem como premissa básica o entendimento de que a formação de professores nos cursos de Licenciatura deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica.

Objetivos do Programa

Como funciona

Modalidades de bolsa

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

Após a leitura do Edital, preencha o formulário de inscrição da Residência Pedagógica, através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=a7rsmsDEX0-xPdkK-VJvy6rNFNk-7VlMklk4pm5FUTtUNk1HUTlZSU1MVlE5Wk1XOVdTRFNDWjYwQy4u

Cadastro dos alunos na plataforma de educação básica: https://eb.capes.gov.br/portal/

Formulário de inscrição de Professores para o PIBID, através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=a7rsmsDEX0-xPdkK-VJvy6rNFNk-7VlMklk4pm5FUTtUM1Y2WDU5UUI0Q1VNTDgyQ0dMNTlVR00yUS4u

Formulário de inscrição de Professores para o Programa de Residência Pedagógica, através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=a7rsmsDEX0-xPdkK-VJvy6rNFNk-7VlMklk4pm5FUTtUNDVVTjdVTUlGREpTT0RaQzZXRlZWREtXUi4u