Gastronomia

Duração Dois anos e meio
Período Matutino: Horário: 9h20 às 12h50
Noturno: Horário: 18h30 às 22h
Vagas Matutino: 30
Noturno: 30
Grau Concedido Tecnólogo em Gastronomia
Autorização / Reconhecimento:

Reconhecimento Portaria 824/2018 publicado no D.O.U. em 26/11/2018Renov.Reconhecimento Portaria D.O.U 205/2020

Matriz Curricular

Gastronomia 2017 2018 2019

Gastronomia 2021/1 

Gastronomia 2021/2

PPC Gastronomia

 

Agora o curso de Gastronomia do Centro Universitário São Camilo - ES permite que o aluno alcance formações por módulos.

 

Essa oportunidade permite que o aluno adentre ao mundo do trabalho rapidamente, pois consegue comprovar as habilidades e competências adquiridas a cada semestre por meio das certificações intermediarias. Portanto, ao concluir o Módulo 1 – Bases de Cozinha e Cocção – o aluno já recebe a certificação de Assistente de Cozinha.

Concluindo o Módulo 1 e o Módulo 2 – Cozinha Intermediaria – além da certificação de Assistente de Cozinha anteriormente recebida, agora o aluno alcança a certificação de Cozinheiro;

Concluindo o Módulo 1 e o Módulo 3 – Panificação e Confeitaria - permite o aluno receber a certificação em Padeiro e Confeiteiro;

Concluindo o Módulo 1 e o Módulo 4 – Especialista em Bebidas - permite a certificação em Barista, Barman e Sommelier;

Concluindo o Módulo 1, Módulo 2, Módulo 3 e Módulo 5 – Cozinha Avançada -permite a certificação em Chef Executivo;

Após a conclusão com aproveitamento nos 5 módulos - permite ao discente o diploma de Gastrônomo.    

Portanto, com as certificações profissionais, os alunos e interessados podem alcançar conhecimentos intermediários comprovados por certificação profissional (Extensionistas) que lhe promovem a entrada rápida no mercado de trabalho.

Além disso, o curso de Gastronomia do Centro Universitário – ES está em sistema híbrido. Os alunos estudam a parte teórica em EaD e toda a parte pratica é realizada nos laboratórios da Instituição somente de segunda a quarta-feira

O Curso de Tecnologia em Gastronomia está disposto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, criado pelo Ministério da Educação, conforme disposto no artigo 5º, § 3º, VI do Decreto n.º 5.773/2006, atualizado pela Portaria nº 413 de 11 de maio de 2016. Diante disso, por se tratar de Curso Superior de Tecnologia, suas Diretrizes Curriculares são regidas pela Resolução CNE/CP n.º 1, de 5 de janeiro de 2021, sendo que a carga horária mínima e os laboratórios do Curso estão dispostos no próprio Catálogo.Em relação aos laboratórios, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia apresenta a seguinte relação: “biblioteca incluindo acervo específico e atualizado; cozinha fria e quente; laboratório de bebidas; laboratório de informática com programas específicos; laboratório de panificação e confeitaria; restaurante didático” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p. 44), bem como, no que diz respeito às atribuições do Egresso e ao exercício da profissão, ele assim menciona: “O tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, são possibilidades de locais de atuação deste profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais nesta profissão, em que o alimento é uma arte.”(MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p. 44).

 

Acesse a matriz curricular e conheça as disciplinas ofertadas na modalidade EaD

 

Outros diferenciais:

Mercado de Trabalho

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim está localizada na Microrregião Central Sul do Estado do Espírito Santo. Entretanto, além de receber alunos de todos os Municípios desta Microrregião, o Centro Universitário São Camilo - ES também recebe um contingente considerável de estudantes advindos de varias regiões do sul do estado.

 Cachoeiro de Itapemirim e regiões com seu aparato empresarial gourmet é terreno fértil para comportar um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, afirma-se isso porque, além de Cachoeiro, a Microrregião Litoral Sul, da Rota do Caparaó, Rota de Pedra Azul, Rota do Frade e a Freira , cujas, tem um potencial expressivo de turismo, além de possuírem uma demanda reprimida de profissionais com formação em gastronomia, bem como dos demais serviços agregados ao aprendizado do curso, como: enologia, eventos em gastronomia, administração de empreendimentos gastronômicos, entre outros.

Portanto, compreende-se que o Curso poderá agregar conhecimento e desenvolvimento econômico ao Sul do Estado do Espírito Santo como um todo.

Tire suas dúvidas com o coordenador do curso
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem