Gastronomia

Capa - Tecnologo em Gastronomia
Duração 2 anos
Período Matutino: Horário: 9h às 13h
Noturno: 18h às 22h
Vagas Matutino: 50
Noturno: 50
Grau Concedido Tecnólogo em Gastronomia
Autorização / Reconhecimento: CEPE/CAS n.º __/2015

O Curso de Tecnologia em Gastronomia está disposto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, criado pelo Ministério da Educação, conforme disposto no artigo 5º, § 3º, VI do Decreto n.º 5.773/2006. Diante disso, por se tratar de Curso Superior de Tecnologia, suas Diretrizes Curriculares são regidas pela Resolução CNE/CP n.º 3, de 18 de dezembro de 2002, sendo que a carga horária mínima e os laboratórios do Curso estão dispostos no próprio Catálogo.

Em relação aos laboratórios, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia apresenta a seguinte relação: “biblioteca incluindo acervo específico e atualizado; cozinha fria e quente; laboratório de bebidas; laboratório de informática com programas específicos; laboratório de panificação e confeitaria; restaurante didático” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p. 44), bem como, no que diz respeito às atribuições do Egresso e ao exercício da profissão, ele assim menciona: “O tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, são possibilidades de locais de atuação deste profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais nesta profissão, em que o alimento é uma arte.” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p. 44).

Portanto, são diferenciais do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário São Camilo – ES:

Diferenciais

 

Mercado de Trabalho

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim está localizada na Microrregião Central Sul do estado do Espírito Santo. Entretanto, além de receber alunos de todos os Municípios desta Microrregião, o Centro Universitário São Camilo - ES também recebe um contingente considerável de estudantes advindos da Microrregião Litoral Sul, da Microrregião Caparaó, principalmente de Jerônimo Monteiro, Alegre e Guaçuí, bem como da Microrregião Sudoeste Serrana, dos Municípios de Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante.

No total, as quatro Microrregiões juntas somam um quantitativo de 849.815 (oitocentos e quarenta e nove mil e oitocentos e quinze) cidadãos, conforme Censo do IBGE (IBGE, 2010). Desse quantitativo, 208.702 (duzentos e oito mil setecentos e duas) pessoas residem na cidade de Cachoeiro de Itapemirim - ES, que é a maior cidade do Sul do Estado. Em Cachoeiro, conforme dados da Prefeitura Municipal, existem 116 restaurantes e 104 padarias. Todavia, cabe ressaltar que apesar de no entorno não existir uma cidade tão populosa quanto Cachoeiro de Itapemirim, existem inúmeras cidades com potencial turístico como: Castelo, Venda Nova do Imigrante, a própria Microrregião Caparaó que, como um todo, organizou-se por meio de Consórcio Público para promover o turismo por meio do acesso ao Pico da Bandeira pela rota capixaba, e a Microrregião Litoral Sul que, com seus cinco Municípios litorâneos, atrai turistas para suas praias.

Nesse sentido, se Cachoeiro de Itapemirim com seu aparato empresarial gourmet é terreno fértil para comportar um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, os Municípios do entorno são mais ainda. Afirma-se isso porque os demais Municípios citados são carentes de boa gastronomia, bem como dos demais serviços agregados ao aprendizado do curso, como: enologia, eventos em gastronomia, administração de empreendimentos gastronômicos, entre outros.

Portanto, compreende-se que o Curso poderá agregar conhecimento e desenvolvimento econômico ao Sul do Estado do Espírito Santo como um todo, uma vez que as Instituições de Ensino que na atualidade ofertam o referido Curso encontram-se na Região Metropolitana, nas cidades de Vitória e Vila Velha, o que traz sacrifícios de locomoção aos residentes do sul que precisam se deslocar por longas distâncias para ter acesso a esse tipo de conteúdo acadêmico.

Tire suas dúvidas com o coordenador do curso
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem