Letras: Língua Portuguesa

Duração 3 anos
Período noturno
Vagas 40
Grau Concedido Licenciatura em Letras
Autorização / Reconhecimento: Reconhecido pelo Decreto 65.768/1969 – Publicado no D.O.U. 03/12/1969
Blog de Curso: Acesse o Blog do curso de LETRAS!

Ao optar pelo curso de Letras Língua Portuguesa, o futuro profissional de educação entrará em contato com componentes curriculares que, além da formação específica – licenciatura em Língua Portuguesa e literaturas afins – o capacitarão a lidar com a nova organização da realidade global e o habilitarão para o enfrentamento dos desafios presentes na educação brasileira em pleno século XXI.

O curso tem a duração de seis semestres (três anos), no decorrer dos quais os componentes curriculares são distribuídos em torno de eixos que contemplam tanto a área específica quanto a pedagógica, visando à formação integral do professor, em harmonia com os conglomerados culturais que compõem o Estado e a Nação.

Nas áreas específicas, as disciplinas objetivam a abordagem da língua, sua estrutura e funcionamento, as variedades linguísticas nas múltiplas situações de uso, o texto e suas tipologias, a linguagem em suas manifestações, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, com vistas a garantir proficiência em língua portuguesa. No âmbito da literatura, focaliza-se o discurso literário em suas especificidades, entendendo-o como constituinte da identidade político-cultural brasileira.

Na área pedagógica, o acadêmico de Letras entra em contato com disciplinas que o capacitam para a prática docente e, ainda, com o estágio curricular supervisionado, que lhe possibilita as experiências necessárias ao ingresso no mercado de trabalho.

Desse modo, o curso forma profissionais comprometidos com o desenvolvimento das competências básicas da área – leitura, escrita e expressão oral –, tornando-os aptos para o exercício da docência de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nos níveis de ensino Fundamental e Médio.

Diferenciais

Mercado de Trabalho

Além de atuar na docência nos níveis de ensino Fundamental e Médio, nas esferas pública e particular, o licenciado em Letras terá diversas opções no mercado de trabalho. No Espírito Santo, em particular, ele poderá exercer a atividade de pesquisador, uma vez que há carência de pesquisas acerca de sua memória histórica, literária e cultural.

Também pode atuar como crítico literário para o mercado editorial, que produz e divulga a arte e a cultura no país.

Devido à familiaridade com a escrita formal e ao domínio da gramática normativa, terá espaço no mercado como revisor editorial de teses de mestrado e doutorado, redator e secretário executivo.

Outro campo promissor é a consultoria empresarial, com oferta de cursos de atualização e workshops para treinamento de funcionários.

Tire suas dúvidas com o coordenador do curso
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem