O Curso de Direito discute “Direito e Rock”

Postado em 28/11/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Direito.

Visualizado 1190 vezes.


Um evento inovador organizado pelo curso de Direito do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo foi realizado no dia 18 de novembro no Jaraguá Tênis Clube, a palestra “Direito & Rock – O BRock e as expectativas normativas da Constituição de 1988 e do junho de 2013”, abordou o papel do gênero musical, muito popular entre os jovens, na nova configuração política do País. Autor do livro que leva o título da palestra, o Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Prof. Dr.Germano André Doerdelein Schwartz, refletiu de forma crítica a respeito do papel do direito no cenário nacional e se o direito, na atualidade, possui um papel transformador na sociedade.

 

Os professores Diogo Lube e Marco Aurélio Borges, acompanhados da banda formada dos egressos e alunos do Centro Universitário, participaram tocando famosas canções e rock com grande significado social e político no Brasil e no mundo.

 

Os fatos que mostram a ligação das letras das músicas com os momentos vividos no Brasil, em uma época de Ditadura Militar e Pós Ditadura Militar, onde a única forma de expressão era a música.

 

Para o professor Marco Aurélio Borges, o evento foi muito relevante para discussões futuras em sala de aula, “Direito e Rock foi marcante tanto pela inovação na forma de realizar uma palestra, conciliando a fala do conferencista e a música, quanto pela temática, relacionando coisas que são aparentemente díspares, como Direito e Rock, mas que, ao se olhar com mais detalhe como fez o palestrando Germano Schwartz, se mostram muito próximas, evidenciando como o Direito precisa ser visto a partir do cotidiano, da vida comum, de dentro da sociedade e de suas manifestações culturais, como é o caso do rock”.