Arduino Quadripod Wireless Controlled by Android: Project, Design and Construction

Postado em 03/09/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Marcos de Souza - Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação.

Visualizado 1123 vezes.


No dia 19 de agosto de 2015 foi realizado, no laboratório de informática IV do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, a palestra “Arduino Quadripod Wireless Controlled by Android: Project, Design and Construction” com o professor Me. Bruno Missi Xavier dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da instituição.

 

A palestra teve como objetivo apresentar aos discentes dos cursos técnicos de informática, ensino médio, discentes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação o projeto Quadripod em suas diversas etapas, desde o design das peças até a implementação dos softwares embarcados no microcontrolador e a aplicação controladora desenvolvida para Android.

 

Além disso:

- Apresentou o desenvolvimento de projetos 2D, 2.5D e 3D;

- Abordou sobre os componentes físicos do projeto Quadripod (Motores, microcontrolador, Shields);

- Apresentou as técnicas de cinemática do movimento e suavização de movimentos para controles mais efetivos das partes móveis do Quadripod;

- Explorou o processo de montagem da parte física do projeto;

- Compartilhou as dificuldades, dúvidas e erros do projeto;

- Abordou o desenvolvimento da aplicação controladora desenvolvida em linguagem Java para dispositivos móveis.

 

Para o professor Me. Bruno Missi Xavier: “O evento foi uma grande oportunidade para a divulgação do Projeto Quadripod em suas etapas, apresentando aos presentes, os pontos positivos e também os erros de projetos, como foram identificados e corrigidos. O professor ainda cita que a partir deste evento, tem recebido diversos contatos de alunos interessados em manter e evoluir o projeto. Segundo estes contatos faltam, na região, eventos que abordem tecnologia aplicada à robótica. Desta forma, é possível vislumbrar oportunidades para alavancar os cursos de graduação e tecnológicos da São Camilo”.

 

O evento foi de grande interesse, pois assim como eu, todos que ali estavam presentes puderam ver todo o processo de desenvolvimento do projeto Quadripod, haja vista que o projeto é baseado em plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que torna tal projeto acessível a todos. Muitos ali só haviam escutado sobre robótica ou até mesmo visto algo relacionado, mas nunca tinha visto como é o processo de desenvolvimento, e na palestra foi possível ver todo o processo desde o planejamento das peças até a codificação. Fiquei impressionado com evento, não é todo dia que algum professor se prontifica a divulgar seus projetos e, além disso, mostrar como fazer”, declara o aluno Leandro Cerenizi do 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.“

 

Já para o aluno Cassiano Hannovi do 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: “A palestra realizada foi bem proveitosa, pois através da mesma tivemos a oportunidade de ter contato com um projeto envolvendo robótica. Por meio dela conhecemos mais sobre o processo de elaboração do Projeto Quadripod, onde vimos as técnicas que foram utilizadas em todos os estágios de desenvolvimento, desde a parte física até a parte lógica. Por meio deste evento são abertas novas portas para otimizar outros projetos relacionados a área.”


Marcos de Souza, professor e coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo relatou que os projetos desenvolvidos com Arduino pelo professor Bruno Missi Xavier tem gerado excelentes produtos e resultados no meio acadêmico. “Já estamos estudando a adequação da nova matriz curricular do curso de Sistemas de Informação e buscando a inserção da disciplina de Arduino. O professor salientou sua satisfação em receber os alunos dos cursos técnicos de informática das escolas estaduais: Presidente Getúlio Vargas, Senador Dirceu Cardoso e Liceu Muniz freire; do Instituto Federal do Espírito Santo, SESI Espírito Santo e da faculdade Multivix.