Centro Universitário São Camilo - ES promove o I Fórum Sul Capixaba de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas

Postado em 19/06/2023 por Lucia Helena Ferreira.

Visualizado 394 vezes.


No dia 31 de maio, o Centro Universitário São Camilo - ES realizou o I Fórum Sul Capixaba de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas.

 

Organizado pelos cursos de graduação do Centro Universitário São Camilo - ES, o evento objetivou analisar a dinâmica da violência no contexto escolar, sob diversas óticas, na perspectiva de uma compreensão ampla do fenômeno como subsídio para elaboração de propostas de enfrentamento à violência nos estabelecimentos de ensino da região sul capixaba.

 

Com várias atividades em destaque, conferência de abertura e grupos de trabalho, foi possível observar a importância do tema e sua relevância nas discussões no âmbito educacional, fazendo-se fundamental diante das formas de violência, das novas percepções que emergem nesse espaço e, principalmente, suas consequências para a realização da meta da educação no que se refere à preparação de indivíduos para a vida social, pois as práticas agressivas de uma sociedade cada vez mais urbanizada é um fenômeno global que, no Brasil, torna-se cada vez mais recorrente.

 

Em especial, abarcando o século XXI, a popularização do acesso à internet, sua complexidade quanto ao contato com informações maliciosas e a amplitude das redes sociais, consagraram uma conexão de pessoas com perfis violentos e similaridade de atenta preocupação e urgência em se discutir e refletir sobre o tema.

 

Durante a programação, foram realizados uma mesa-redonda com duração de duas horas e meia e, posteriormente, grupos de trabalho por aproximadamente quarenta minutos, entre discussão e apresentação em plenária.

 

O Fórum teve a participação e contribuição de renomados profissionais: a Pró-reitora acadêmica do Centro Universitário São Camilo - ES, professora Doutora Claudia Moreira; a gestora da rede estadual de ensino e professora do Centro Universitário São Camilo - ES, Aline de Freitas Dias; a gestora da rede municipal e professora do Centro Universitário São Camilo ES, Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro; o senhor Jessé Martins - coordenador do Conselho Tutelar Regional II Cachoeiro de Itapemirim - ES; Dra. Juliana Ortega Tavares - Promotora de Justiça - Coordenadora da Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim - ES; o senhor Rui Guedes - Vice-prefeito e Secretário Municipal de Segurança do município de Cachoeiro de Itapemirim - ES e o psicólogo Thiago Pereira Machado - Presidente do Conselho Regional de Psicologia.

 

O evento contou com uma comissão organizadora composta pela coordenadora do Curso de Direito, Aline Giuri, coordenadora dos Cursos de História, Letras Inglês e Pedagogia, Jaqueline Ramalho Nogueira Santos, coordenadora do Curso de Psicologia, Adriana Mastela e coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Joelma Aparecida Zobole. Os alunos dos Cursos de História, Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário São Camilo - ES participaram ajudando na organização do evento, por meio da recepção dos convidados, distribuição de crachás e material de apoio.

 

Com uma interativa participação de aproximadamente duzentas e trinta pessoas, a São Camilo agradece a presença de todos e a contribuição dos profissionais que compartilharam seus conhecimentos, experiências e dialogaram, dentro das perspectivas de atenção ao tema em questão, agradecendo e parabenizando, também, os alunos e os cursos de graduação do Centro Universitário São Camilo - ES pelo sucesso na organização e realização do Fórum.