Identidade Capixaba é tema de Semana Acadêmica de Letras/Língua Portuguesa

Postado em 19/08/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Letras/Língua Portuguesa.

Visualizado 783 vezes.


De 10 a 13 de agosto, alunos, professores e coordenação de Letras/Língua Portuguesa do Centro Universitário São Camilo/ES organizaram a IV SEMANA ACADÊMICA, que teve como tema “Identidade capixaba: saberes e sabores”. O objetivo do encontro foi refletir sobre os conhecimentos adquiridos no curso e focar, em especial, a literatura e seu viés crítico-social.

 

Para a abertura do evento, alunos e convidados apresentaram o sarau “Botando o bloco na rua com Sampaio”, uma homenagem ao músico cachoeirense Sérgio Sampaio. Entre canções e leituras dramatizadas, o sarau abriu a primeira noite do evento em grande estilo.

 

Ainda na primeira noite, a “Semana” contou com as presenças dos escritores e professores Pedro J. Nunes, que lançou seu livro “A última noite”, e Francisco Aurélio Ribeiro. Ambos discorreram sobre o valor da literatura capixaba e a importância que o Espírito Santo ocupa hoje no cenário nacional. Saímos do encontro refletindo um pouco mais sobre o porquê de nossa literatura ainda não ocupar o lugar de honra que sempre mereceu. Por que, conforme disse Nunes no prefácio de seu “A última noite”, “nada no estado capixaba parece atrair o nativo, de natural dado a elevar qualquer coisa que aconteça fora da fronteira do Espírito Santo”?

 

Na segunda e na terceira noites, os alunos do quarto e do sexto períodos, sob a orientação dos professores, apresentaram os trabalhos do “seminário formativo”. Primando pela maturidade e pela eficiência, os trabalhos realçaram a importância do curso de Letras não só na formação de professores de língua e de literatura, mas de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

 

Fechando a “Semana Acadêmica”, a mesa-redonda contou com a participação das professoras Clesiane Bindaco Benevenutti e Patrícia Peres Nicolini, além da escritora, professora e jornalista Rosângela Venturi e da contadora de histórias Maria Elvira Tavares. Ainda na noite de encerramento, a prof. Adriana Oliveira apresentou o trabalho que desenvolve com seus alunos. Trabalho este, vale ressaltar, de sensibilização para a literatura.

 

Ao fim do evento, fica a certeza de que encontros como esse da “IV Semana Acadêmica” são fundamentais para a formação de professores que são e estão, de fato, comprometidos com a EDUCAÇÃO.