Camilianos participam da XI SIPAT

Postado em 03/12/2012 por Patrícia Barcelos.

Com informações de CIPA 2012/2013.

Visualizado 1104 vezes.


Os colaboradores camilianos participaram, durante os dias 26 e 28 de novembro, da XI Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (XI SIPAT), que, neste ano, abordou o tema “Mente sã, corpo são - fonte do equilíbrio emocional”.

 

A SIPAT é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidente do trabalho quanto a doenças ocupacionais, e buscou conscientizar colaboradores quanto à importância de estar bem fisicamente e emocionalmente para a redução de riscos de acidentes e maior bem- estar de todos, no ambiente de trabalho.

 

Pensando nisso, várias atividades voltadas principalmente para a orientação, estiveram disponíveis durante os três dias do evento, como, por exemplo, aferição de pressão, teste de glicemia, ginástica laboral, oficina, maquiagem e também as palestras: Mente sã, corpo são - fonte do equilíbrio emocional” e “Saúde Ocupacional (PCMSO)”, ministradas, respectivamente, pelo Pe. Antônio Tatagiba Vimercati e pelo médico do Trabalho Dr. Luís Roberto.

 

Além de orientação, a semana promoveu também interação e integração entre os colegas de trabalho que, juntos, puderam ter contato com temas importantes para os cuidados com a saúde. De acordo com Fernando Nobre Garofalo, colaborador do setor de Biblioteca, as atividades da semana foram interessantíssimas: “Todas as atividades foram proveitosas, mas o que mais me chamou atenção foi o tema central, que enfatizou a questão do cuidado com a mente para que o corpo corresponda positivamente. Outro ponto que achei importante foi a orientação com relação à atividade física durante a jornada diária, evitando o stress e proporcionando melhorias quanto a nossa saúde. A semana foi muito boa,” finaliza.

 

A XI SIPAT foi mais uma ação da CIPA, que visa orientar e conscientizar os funcionários do Centro Educacional e Centro Universitário São Camilo Espírito Santo sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, promover a conscientização da preservação do meio ambiente, cuidados com a saúde mental e emocional.