LEGO LORDS no Encontro de Líderes Camilianos e na Zoom Education, em São Paulo

Postado em 29/05/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Direção Pedagógica do Centro Educacional.

Visualizado 142 vezes.


A  equipe LEGO LORDS do Centro Educacional São Camilo que está de malas prontas para embarcar para o torneio ASIAN - PACIFIC OPEN que será realizado em Sidney, Austrália, participou, dentre os dia 19 e 21 de maio, do Encontro de Líderes Camilianos, no Centro Universitário São Camilo-SP, Campus Ipiranga, a convite do Reitor do Centro Universitário São Camilo-ES, Pe. João Batista Gomes de Lima.

 

Na ocasião, os alunos fizeram a conexão do Projeto de Robótica, cujo tema é SENIOR SOLUTIONS, com a Missão e Valores Camilianos,  afinal, trata-se de “desenvolver o ser humano, por meio da saúde e da educação”,  valendo-se, ainda, dos recursos tecnológicos que são usados a favor da vida, da qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Apresentaram um breve histórico da equipe nessa travessia, desde 2011, engajados com o fazer tecnológico-científico, na busca de soluções inovadoras para a melhoria da vida humana. Citaram o ano da formação do grupo, experiências, conquistas, projetos, avanços e os sonhos, afinal, participar desse projeto é empreender o futuro com vistas à engenharia, à física, à ciência, à tecnologia. Durante a apresentação, um dos componentes, Lucas Damasceno de Castro Barros, ao falar do projeto de Pesquisa, citou o maior desafio da LEGO LORDS em todas as competições: trabalho em equipe. E acrescentou: “Tudo o que foi desenvolvido pela equipe até hoje, alinha-se aos valores camilianos e aos valores da First Lego League (FLL)”.

 

Seguindo-se ao breve histórico, a equipe falou sobre o Torneio Mundial ASIAN - PACIFIC OPEN, explicou o desafio do robô e o projeto de pesquisa que serão apresentados, conforme a temática da temporada: SENIOR SOLUTIONS. Os alunos discorreram sobre o pacote de aplicativos para celular, apropriando-o ao uso facilitado para os idosos, de modo a torná-los conectados, independentes e engajados, facilitando sua inserção no meio tecnológico. A apresentação se deu por meio de vídeos explicativos.

 

Ainda em São Paulo, os alunos visitaram a Zoom Education, “ empresa brasileira que representa com exclusividade a LEGO® Education no país e desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras, que introduzem um novo paradigma na educação: o de que nada supera o poder do aprender-fazendo para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21”.

 

O Centro Educacional São Camilo é parceiro da ZOOM, pois, por acreditar nesse empreendimento tecnológico, oferece aulas de robótica  desde o 3º PEDI da Educação Infantil ao 9º ano do Fundamental, e o material é disponibilizado pela LEGO ZOOM.

 

Durante a visita, todos se encantaram com a estrutura da empresa. O Presidente da ZOOM, no Brasil, Marcos Wesley, recepcionou a equipe e, durante o tour, conheceram vários departamentos e profissionais envolvidos. Conheceram também Arthur Sacek, o criador da Máquina LEGO® de esculpir em 3D e grande ídolo dos competidores.