A integração dos saberes

Postado em 05/06/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Pedagogia.

Visualizado 1130 vezes.


O curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo realizou, nos dias 29 de maio e 03 de junho, o I Simpósio “A integração dos saberes da infância e da alfabetização na articulação entre as trajetórias escolares da escola básica: desafios e perspectivas”. O evento discutiu os saberes relacionados à infância e a alfabetização na Educação Infantil por ser a primeira etapa do ensino fundamental. A ideia principal foi descobrir quais são as principais e melhores práticas e propostas pedagógicas que envolvem o aluno na aprendizagem de forma inovadora e criativa.

 

No dia 29 de maio, o evento contou a apresentação musical das crianças da escola EMEB Dr. Pedro Nolasco, que cantaram e dançaram, em uma roda de capoeira, e no dia 03 de Junho a apresentação ficou por conta dos alunos da escola EMEB Referendo Jader, animando todos os presentes no Auditório Ângelo Brusco.

 

A professora Mestre Maria Riziane palestrou sobre quais os desafios e as perspectivas para a educação infantil e a importância de o professor buscar novos caminhos para criar um ambiente escolar agradável e inovador, que envolva as crianças. A coordenadora do curso Professora Cristina Lens palestrou sobre a relevância do papel do professor para o aprendizado na educação básica e as formas de transição para a educação Fundamental.

 

Durante os dois dias de evento os alunos acompanharam relatos de experiências de professores que convivem diariamente com os desafios da educação básica. As professoras Andressa Guedes e Eliana Aparecida Costa Pereira debateram sobre os principais aspectos para fazer um aprendizado sem fronteiras e inovador.

 

Para a aluna Fernanda Brandão Marques do 4º Período de Pedagogia, o evento foi muito importante para sua capacitação, “fico feliz por fazer parte dos acadêmicos que organizaram este simpósio, com muita criatividade e cooperação.”