Acessibilidade Web é discutida em evento realizado pelo curso de Sistemas de Informação

Postado em 06/07/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Prof. Marcos de Souza - Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação..

Visualizado 1663 vezes.


Os alunos do 7º período do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo participaram do evento “Acessibilidade Web” realizado nos dias 08, 15 e 22 de junho de 2015. O evento surgiu por meio da disciplina de Interface Homem Máquina ministrada pelo professor Marcos de Souza onde teve como objetivo propiciar aos discentes a oportunidade de terem os sites desenvolvidos durante o semestre com recursos de acessibilidade e usabilidade testados por um deficiente visual.

 

De acordo com o professor, no início do semestre, os alunos foram desafiados a desenvolverem sites pessoais contendo os conteúdos: currículo, memorial de vida e aspirações profissionais. Além disso, os sites deveriam ser construídos utilizando os recursos de acessibilidade web como: menu de salto, teclas de atalho, textos alternativos, tamanho de fonte, contrates, menu tabulado, áudios e o código bem desenvolvido para facilitar na leitura de tela de programas específicos. Os sites com os recursos de acessibilidade web implementados buscaram atender o maior número de diferentes tipos de deficiências possíveis, como por exemplo, a deficiência visual e motora. O produto final da objetivava o despertar aos discentes sobre o tema Acessibilidade Web; incentivar o desenvolvimento de sites com recursos de acessibilidade; e vivenciar o teste de navegabilidade e usabilidade realizado por um deficiente visual.

 

Na oportunidade, esteve presente junto ao evento o palestrante Sr. Ilário Luiz Montovanelli Zanette, deficiente visual que realizou os testes Acessibilidade Web nos produtos finais desenvolvidos pelos alunos. Durante os testes, foram utilizados diversos leitores de telas para fazer a navegação nos sites. Durante o evento, o Sr. ILário Zanette realizou uma vídeo conferência com uma amiga de estudos chamada Lúcia, também deficiente visual que contribuiu testando os sites produzidos pelos alunos.

 

O Sr. Ilário ficou muito satisfeito por participar desde momento com os acadêmicos, “Nós, cegos, temos dificuldades em navegar pelas páginas da internet, felizmente podemos contar com instituições de ensino, como a São Camilo, que se preocupam em conscientizar os futuros profissionais do curso de sistema de informações na importância do desenvolvimento das tecnologias assistidas, para que possamos ter uma web para todos. Naveguei tranquilamente pelo site e constatei que era totalmente acessível aos leitores de tela. Parabenizo a todos pela iniciativa com relação ao desenvolvimento de produtos direcionados as pessoas com deficiência. Só assim que no futuro poderemos ter certeza de alcançar a igualdade de oportunidades”.

 

De acordo com o professor Marcos de Souza, os alunos certamente saíram do evento com uma visão diferenciada para o desenvolvimento de sites com recurso de Acessibilidade Web, além disso, ressalta que de acordo com o último senso realizado em 2014, 23,9% da população brasileira se declara com algum tipo de deficiência e cerca de 6,5 milhões possuem algum tipo de deficiência visual, apresentando assim a importância do desenvolvimento de sites com recursos de Acessibilidade Web como forma de inclusão da sociedade no ciberespaço.