Direitos Humanos e Lançamento de livro VIII Semana de Psicologia

Postado em 01/09/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Psicologia.

Visualizado 1490 vezes.


Os dois dias da Semana de Psicologia foram de muitas comemorações para acadêmicos, professores, egressos e convidados. Com toda certeza, o ponto alto deste evento foi o lançamento do I livro do curso, intitulado “Psicologia: Formação e construções coletivas”, no dia 27 de agosto.

 

Além do lançamento do livro, a temática principal da VIII Semana de Psicologia foi: Direitos Humanos, e a finalidade de problematizar o tema, a fim de instrumentalizar o aluno para o mercado de trabalho contemporâneo do psicólogo foi devidamente alcançado, por meio de palestra e mesa redonda.

 

A abertura oficial aconteceu no auditório Pe. Ângelo Brusco e as participações especiais dos membros da Reitoria, o Pró-Reitor Acadêmico Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde e o Coordenador da Pastoral da Universidade Pe. Gildésio da Paixão Batista, representando o Reitor Pe. Francisco de Lélis Maciel.

 

A palestra “Psicologia e Direitos Humanos: Desafios Atuais” foi ministrada pela Diretora de Ensino do Centro Universitário São Camilo Prof.ª Claudia Moreira Hehr Garcia. A Doutoranda em Direito explicitou aos participantes a importância de discutir a temática escolhida para a VIII Semana de Psicologia, uma vez que, o respeito aos direitos humanos, apesar de não parecer, é muito recente em nosso país. Após sua fala, alguns alunos fizeram seus questionamentos sobre a palestra.

 

O tão esperado momento da noite, a cerimônia de Lançamento do I Livro de Psicologia foi iniciada com a presença ilustre da Escritora, Contadora de Histórias, Psicopedagoga e Psicodramatista Maria Elvira Tavares Costa que emocionou aos participantes com suas doces encantadoras histórias.

 

A apresentação do livro “Psicologia: Formação e Construções Coletivas” foi realizada pela Prof.ª Gabriela Martins, uma das responsáveis por sua publicação. Prof.ª Gabriela, emocionada agradeceu a todos os envolvidos no projeto. Para a coordenadora do curso, Prof. Adriana, o momento foi muito especial, “O contentamento em ver pronta uma produção tecida por tantas mãos foi gratificante, após dois ano do lançamento do edital”.

 

Prof.ª Adriana ainda explicitou o que os leitores poderão encontrar na publicação,“No livro, podemos encontrar uma coletânea de produções originais e coletivas, que demonstram situações de estudo, pesquisa e práticas dos nossos professores e acadêmicos, vários deles agora profissionais”.

 

No dia 28 de agosto, ainda discutindo a temática principal da VIII Semana de Psicologia, foram convidados os profissionais: Jhéssica Marques Fonseca, Chefe do Departamento de Psicologia do Centro de Detenção Provisória de Marataízes – ES, Duérgues Corrêa Assunção, que atuou no Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, Prof. Marco Aurélio Borges Costa e a Assistente Social do Instituto de Atendimento Socieducativo do Espírito Santo (IASES – Cariacica) para a mesa-rendonda “A Violência na Contemporaneidade: Uma discussão Multidisciplinar”, mediada pela Prof.ª Ariele Binoti. Os profissionais expuseram as realidades de acordo com ambiente profissional, em que vivem ou pesquisam.

 

“Pela oitava vez consecutiva, a Semana da Psicologia buscou tratar de temas extremamente relevantes para a formação do psicólogo. Esse ano tratou do tema "Diretos Humanos". O evento contou com a presença de profissionais que promoveram a exposição de dados relevantes sobre o tema, bem como o debate acerca dos principais pontos de discussão dos Direitos Humanos na atualidade. O evento foi bastante proveitoso e produtivo para todos”, finalizou Prof.ª Adriana.

 

Parabéns aos idealizadores da VIII Semana de Psicologia. O evento, assim como a parceria entre acadêmicos, professores e coordenação foi fundamental para o sucesso!