Confira os detalhes da 4ª edição do Fórum Viva Cachoeiro

Postado em 18/11/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Visualizado 1148 vezes.


No último sábado, 14, foi realizada no Centro Universitário São Camilo – ES a 4ª edição do Fórum Viva Cachoeiro, último em 2015, com a presença do Secretário Estadual de Economia e Planejamento, Régis Matos Teixeira, e da Diretora/Presidente do Instituto Jones Santos Neves, Andrezza Rosalem Vieira, sob a temática “Vocações Locais e perspectivas econômicas para o futuro de Cachoeiro e Região Sul”.


O Encontro foi aberto pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos, que em sua fala inicial aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram com a Campanha de Doação de Água, iniciada na sexta-feira (13), para os moradores de Governador Valadares (MG).
Carlos Roberto Casteglione Dias, Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, também esteve presente no evento e destacou a presença do Instituto Jones Santos Neves no Espírito Santo, que para o Prefeito tem muito a colaborar no desenvolvimento do Estado do Espírito Santo com suas pesquisas.

 

Conferência Temática

 

A Diretora/Presidente do Instituto Jones Santos Neves abriu o debate falando sobre as qualidades e deficiências do Município.

 

Segundo pesquisas do Instituto o Município de Cachoeiro de Itapemirim apresenta elevados índices de qualificação humana (pessoal e profissional), contudo apresenta baixos índices no restante como saúde, ausência de Centros de Pesquisa e Tecnologia, ausência de grandes empresas, baixo número de representantes na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, ausência de um número considerável de unidades de Ensino Médio com oferta de tempo integral, entre outros aspectos.

 

Para Andrezza, Cachoeiro precisa potencializar o que tem de melhor, qualificação humana, e aprender a observar as oportunidades ao seu redor, em outras cidades da Região, diversificando assim a economia local, que tem grande apoio no comércio e de modo especialmente no setor de mármore e granito.

 

O Secretário Estadual de Planejamento do Estado, em sua participação, endossou as palavras de Andrezza e destacou que as mudanças na Região dependem mais do cidadão do que propriamente do Governo.

 

Grupos de Discussão

 

Após a Conferência Temática os participantes foram divididos em grupos de discussão, com os temas; Ensino Superior, Desenvolvimento Econômico, Integração Regional e Ciência, Tecnologia e Inovação. Vale destacar que o material compilado em todos os grupos de discussão, desde o 1º Fórum Viva Cachoeiro, serão reunidos e apresentados no documento final que será entregue às autoridades municipais e estaduais, em 2016, intitulado “Viva Cachoeiro – sonhos, planos e perspectivas”.

 

Entre os assuntos discutidos em grupo está a preocupação com a projeção de investimentos para Cachoeiro de Itapemirim nos próximos 5 anos, que segundo estudos apontados pelo Instituto Jones Santos Neves e mostrados no Fórum é baixo para suprir o Município com maior número de habitantes da Região Sul. Outro aspecto abordado é a necessidade de capacitação e qualificação profissional para aprender a utilizar a tecnologia disponível, pois apesar de todo o avanço tecnológico continua sendo função humana criar e desenvolver novas ideias, inovação.

 

Após os grupos o Fórum Viva Cachoeiro foi encerrado, a próxima e última edição será em 2016.