VII ENEFISUL

Postado em 31/05/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenação dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.

Visualizado 1622 vezes.


Dentre os dias 23 a 25 de maio, os acadêmicos do Centro Universitário São Camilo-ES participaram da sétima edição do Encontro de Educação Física e Fisioterapia Sul Capixaba (ENEFISUL). Como este ano acontecerão as Olimpíadas no Rio, a temática abordada “Um olhar sobre o esporte: Qual o seu papel, profissional de Educação Física e Fisioterapia?” foi de fundamental relevância para que os futuros profissionais destas áreas conhecessem um pouco além de um evento esportivo.

 

A programação, mais uma vez, foi bastante diversificada, em busca de envolver todos os alunos dos cursos e com o objetivo de aprimorar conhecimentos dos princípios da Fisioterapia e da Educação Física, buscando integrá-los na formação profissional, por meio de palestras, mesa redonda, oficinas e minicursos ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.

 

A abertura oficial do VII ENEFISUL aconteceu no auditório Pe. Inocente Radrizzani. Os coordenadores dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, respectivamente Cintia Schiavini Beiriz e Nelson Coimbra Ribeiro Neto, recepcionaram os acadêmicos que lotaram o auditório e desejaram um excelente evento a todos, lembrando que toda aquela programação havia sido pensada para o futuro profissional de cada um. Em seguida, aconteceu a mesa redonda “O Educador Físico e o Fisioterapeuta no contexto Olímpico”, com o Fisioterapeuta da Clínica L3 Dr. Daciano Leonardo Nunes Filho e o Fisiologia dos jogadores de Vôlei de Praia Bruno e Alisson e Ex-Professor do Centro Universitário São Camilo Hélvio de Oliveira Affonso e a mediação do Prof. Hélio Gustavo dos Santos.

 

No dia seguinte aconteceram as palestras “Estrutura de Organização nos Jogos Olímpicos” e “Lesões nos Esportes e Protocolos de Ação de Rendimento”, ministradas pelo Preparador Físico da Natália Gaudio (Ginástica Rítmica) Wilson Filho, “Acessibilidade”, com o Fisioterapeuta Gustavo Pilon e minicursos com os professores camilianos Hélio Gustavo e Fabiano Moura Dias.

 

O que faz muito sucesso com os acadêmicos no ENEFISUL são as oficinas e os minicursos e nesta edição não foi diferente. Professores dos cursos e profissionais de muito sucesso em suas áreas trouxeram aos participantes um pouco mais do cotidiano da profissão. E, no último dia de evento, ocorreram muitas atividades práticas para os acadêmicos da Educação Física, como “CrossFit”, “Capoeira e roda de samba”, “Musculação” e “Zumba”, e para os futuros fisioterapeutas, as oficinas “Exercícios físicos e expectativa de vida”, “Noções básicas da terapia manual” e “Fisioterapia no idoso hospitalizado”.

 

O VII ENEFISUL teve como finalidade integrar ações de educação, promoção, prevenção e reabilitação da saúde, entre os cursos, com a temática direcionada aos Jogos Olímpicos e, mais uma vez, foi um sucesso entre os acadêmicos, corpo docente e convidados. A São Camilo se orgulha de eventos com este diferencial e parabeniza todos os envolvidos.