Projetos da São Camilo são premiados pelo SINEPE em Ação 2016

Postado em 13/12/2016 por Luan Faitanin Volpato.

Com informações de Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo.

Visualizado 1622 vezes.


O Centro Universitário São Camilo - ES, mediante sua missão, tem buscado continuamente promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos. Também, por meio de sua visão, ser uma organização de referência nas áreas da educação, saúde e gestão, com ações que promovam a melhoria da qualidade de vida na sociedade. Assim, em prol da melhoria de qualidade de vida e do desenvolvimento do ser humano, o Centro Universitário São Camilo - ES tem promovido projetos assistenciais de inclusão social e educação para a população de Cachoeiro de Itapemirim e dos municípios da região Sul do Espírito Santo. Dos projetos desenvolvidos na São Camilo, um total de 10 foram selecionados e submetidos ao edital do Prêmio SINEPE em Ação 2016, como forma de confiança e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela gestão do SINEPE no Estado do Espírito Santo. Destes, 03 projetos foram classificados como 1º, 2º e 3º lugar na categoria Ensino Superior. São eles: Programa Espaço Livre, Programa São Camilo nas Escolas e Programa “Taxidermia em Ação: Prática SócioAmbiental.

 

 

O Programa Espaço Livre, em funcionamento desde 2013, caracteriza-se como a abertura dos cursos do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo à comunidade, parceiros, estudantes do Ensino Médio e aos seus familiares. Assim o Espaço Livre desfaz os muros que muitas vezes distanciam a IES do cotidiano das pessoas que habitam o seu entorno e que, convidadas a entrar, identificam-se com as descobertas que são feitas internamente. Nessa perspectiva, não há uma interrupção no calendário acadêmico para as atividades relacionadas ao programa, mas uma expansão do público cotidiano das aulas com a comunidade convidada. O Espaço Livre constitui-se, pois, em um espaço de construção de conhecimento na interação entre os diferentes pares envolvidos no processo de ensinagem: ensinantes e aprendentes, os quais podem, em determinado momento, alternar esses papéis.

 

 

O Programa São Camilo nas Escolas, criado este ano, é a oportunidade para os Cursos de Graduação do Centro Universitário São Camilo – ES exercerem sua função social, melhorando a interlocução entre a Universidade e a comunidade, por meio de atividades desenvolvidas em escolas públicas e particulares de Educação Básica, localizadas no Município de Cachoeiro de Itapemirim e Região. Nesse contexto, o Centro Universitário São Camilo - ES oferece à comunidade o conhecimento produzido, mediante a realização de oficinas, feiras, palestras, testes, entre outras atividades que são ministradas diretamente no espaço físico das escolas e na comunidade do seu entorno, conforme solicitação e necessidades cotidianas evidenciadas no campo escolar. Assim, o Programa desenvolve nos discentes da Universidade e das escolas parceiras a cooperação no processo ensino/aprendizagem, uma vez que há troca de experiências e o direcionamento do aluno da Educação Básica no campo profissional, o que viabiliza uma estratégia diferenciada de orientação vocacional. Além disso, considerando a proposta pedagógica das Escolas, a IES busca ainda capacitar pais e professores.

 

 

O programa “Taxidermia em Ação: Prática SócioAmbiental” tem como objetivo desenvolver atividades de taxidermizar animais silvestres e domésticos que são atropelados e que são doados por empresas ou cidadãos comuns para fins didáticos de educação ambiental e científicos voltados a preservação ambiental. Essa atividade é desenvolvida por graduandos do Curso de Ciências Biológicas, sob a orientação dos professores.  A maioria dos animais utilizados é disponibilizada pela Empresa RODOSOL, concessionária da rodovia do Sol, coleta os animais atropelados e os doam sob número de registro à IES. No centro universitário, esses animais são registrados como parte do acervo biológico da coleção científica e didática. Um biólogo, técnico de laboratório da IES realiza o registro dos animais. Os discentes realizam a preparação das carcaças durante as oficinas de educação ambiental promovidas em eventos realizados no Curso e ações institucionais, em prol da preservação ambiental dos recursos naturais.

 

 

Parabéns a todos os nossos alunos, professores, técnicos administrativos e demais colaboradores por proporcionar, por meio da pesquisa, do conhecimento e da fraternidade, um futuro melhor para nossa Cachoeiro e região. Parabéns ao SINEPE pela iniciativa e pela valorização dos trabalhos sociais e comunitários realizados pelas Instituições Privadas de Ensino do Estado do Espírito Santo.