IX Expociência: A Matemática do Cotidiano

Postado em 10/10/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 1602 vezes.


Em mais um edição, a Expociência Universitária Sul Capixaba se consagrou com um dos eventos mais aguardados pelos professores e acadêmicos do Centro Universitário São Camilo – ES, por ser um evento científico de abrangência regional. Em sua nona edição, ofereceu à comunidade científica uma excelente oportunidade de publicação de trabalhos e troca de experiências científicas.

 

A abertura aconteceu no dia 02 de outubro, no Ginásio Poliesportivo da instituição e mesa oficial de abertura contou com as presenças do Reitor do Centro Universitário São Camilo Pe. Francisco de Lélis Maciel, da Pró-reitora Acadêmica Prof.ª Dr.ª Claudia Moreira Hehr Garcia e da Coordenadora da Extensão Universitária Prof.ª Simone De Bruim Babisk Mezadre.

 

O Reitor, em sua fala, desejou aos participantes um excelente evento. Na oportunidade, ressaltou a grandiosidade do evento e sua importância para o cenário acadêmico.

 

Na ocasião, aconteceu ainda uma apresentação do grupo teatral do grupo de atores São Camilo, a encenação do primeiro milagre de Jesus: As bodas em Caná da Galiléia. Um lindo momento de fé e emoção.

 

A Aula Magna foi ministrada pelo Prof. Dr. César Albenes de Mendonça Cruz, professor titular do Curso de Graduação em Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES (EMESCAM) que discorreu sobre a temática do evento “A Matemática do Cotidiano”.

 

Nos demais dias da semana, aconteceram diversas atividades com a participação efetiva dos acadêmicos: Mostra Técnico-Científica (Apresentação Oral e Apresentação de Pôsteres), Minicursos, palestras e oficinas, Concurso de: Paródias, Vídeos, Fotografias, o II Torneio de Pontes de Espaguetes e o II Ciência e Tecnologia na Escola.

 

Na noite de encerramento, dia 06 de outubro, aconteceram as premiações da mostra técnico-científica e do concurso cultural, no Ginásio Poliesportivo, fechando com chave de ouro o brilhante evento.

 

Confira as premiações:

 

IX Mostra Técnico-científica

 

Categoria Oral

1.º lugar, com o trabalho "Análise de potências, doadores de córneas em hospital referência no atendimento de urgência e emergência", alunos: Cristiane Bittencourt Felício Santos, Carla Aparecida do Nascimento Mozer, Carla Bittencourt Felício e a Professora Soraya Cunha Rangel Pimentel.

2.º lugar, com o trabalho "Acompanhamento farmacêutico aplicados aos portadores de úlceras do trato gastrointestinal: A importância do uso racional dos medicamentos", alunos: Patrícia Miranda dos Santos, Lucas Lima Desquiavone, Karina Costalonga e a Prof.ª Bethania Ribeiro de Almeida Santiliano

3.º lugar, com o trabalho "Uso das tecnologias digitais como recurso na alfabetização", alunos: Letícia Aparecida Prucoli Ravani, Barbara Garcia Neves, Nathália Marchiori Rossi e o Prof. Diego Buffolo Portinho.

 

Categoria Banner

1.º lugar, com o trabalho "Prevalência de endoparasitoses no município de Venda Nova do Imigrante - ES", alunos: Diana Aparecida de Paula, Laís Marangon, Iury Bastos Dias e a Prof. Raphael Cardoso Rodrigues.

2.º lugar com o trabalho "Produção e controle de qualidade de farinha de gengibre (zingiber officinale)", alunos: Joyce Admiral Arcanjo, Alessandra Pereira Souza, Alexia Bernardo Assunção, Pâmela Vasconcelos Soares e o Prof. André Victório da Silva.

3.º lugar com o trabalho "Contribuições fisioterapêuticas na redução da dor fibromiálgica", alunos: Natalha Cogo Largura, Patrícia Cabral dos Santos e o Prof. Rhollander Aride.

 

IV Concurso Cultural

 

Categoria Fotografia

1.º lugar “Serenidade”- Raquel de Moraes, curso de História;

2.º lugar “A matemática na construção civil”- Débora da Cruz Fernandes, curso de Matemática;

3.º lugar “Matemática no cotidiano da enfermagem”- Elimárcio Faria da Cruz, curso de Enfermagem.

 

Categoria Vídeo

1.º lugar “A matemática do cotidiano: como os números podem salvar vidas”- Ana Carolina Penha de Oliveira, curso de Psicologia;

2.º lugar “Seu idoso, seu problema?”- Larissa Fernandes e Taylor de Souza, curso de Enfermagem;

3.º lugar “Cordeiro de valor”- Lorenzo Soares de Souza Lorenzoni, curso de História.

 

Categoria Paródia

1.º lugar “Conta gostosa”- Hugo Lovati Mancini, curso de Educação Física;

2.º LUGAR “A matemática na melhor idade”- Mayana de Fátima Milagres, curso de Enfermagem;

3.º LUGAR “A matemática #pratudo”- Letícia Alves Melo, curso de Fisioterapia.

 

II Ciência e Tecnologia na Escola

Primeiro lugar:

1. Título do Trabalho: "Pesquisa de campo: uma estratégia interdisciplinar de ensino da estatística no nono ano".

Escola: Colégio Jesus Cristo Rei.

Segundo lugar:

2. Título do Trabalho: "Análise quantitativa e qualitativa do comportamento nutricional dos alunos das séries finais do ensino fundamental e dos alunos do ensino médio do Centro Educacional São Camilo Espírito Santo".

Escola: Centro Educacional São Camilo-ES.

Terceiro lugar:

Título do Trabalho: "A matemática está em tudo - Mágica".

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fraternidade e Luz.

 

A São Camilo se orgulha com a dedicação dos envolvidos e pela promoção de um evento tão esperado por toda a instituição. Aguardamos ansiosamente 2018, que será a décima edição da Expociência Universitária Sul Capixaba.