Programação diversificada e muitas atividades na XVII Semana de Enfermagem

Postado em 15/05/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Enfermagem.

Visualizado 1052 vezes.


A abertura oficial da XVII Semana de Enfermagem, realizada no dia 07 de maio, ocorreu no auditório Pe. Sanzio Cicatelli e foi iniciado com as palavras da coordenadora do curso de Enfermagem Prof.ª Jacqueline Damasceno e da Presidente da XVII Semana de Enfermagem Prof. Carla Mozer. Em seguida, foi proferida a palestra de Políticas Públicas e a atuação da Enfermagem, pela Drª Márcia Valéria de Souza, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Espírito Santo (ABEn-ES) e professora do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Logo após, trazendo novas contribuições sobre esta temática, o Enf. Lincoln Carlos Macedo mostrou o cenário da Enfermagem na política brasileira e incentivou a categoria a ter representatividade nessa área. No dia 08 de maio, houve a palestra sobre a atuação da Enfermagem na saúde da mulher, onde a Enfª Karina Fardin, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Saúde, Violência e Acidentes (LAVISA – UFES), proferiu uma excelente reflexão e discussão sobre o assunto, onde houve participação ativa dos alunos com várias perguntas ao final do evento.

 

Durante o período matutino e vespertino, foram realizados minicursos com profissionais da região do sul do Estado que contribuíram com seus conhecimentos específicos na área de atuação. A Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e também professora do colegiado de Enfermagem, Profª Gilbania Landi, proferiu o minicurso de reanimação neonatal. A coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Evangélico, Enfª Pâmela Maurício, trouxe informações sobre as interpretações de eletrocardiograma. A Psicóloga Taisa Candido, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu discussões sobre a abordagem dos profissionais de saúde em casos de violência. Neste período, também foi realizado um momento de atendimento de Enfermagem aos colaboradores camilianos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, onde foi realizada uma campanha de vacinação, além de atividades de educação em saúde, avaliação da glicemia capilar, aferição de pressão arterial e índice de massa corporal.

 

Vale destacar que, além das palestras durante todos os dias, houve apresentações musicais pelos talentosos alunos do curso de Enfermagem, proporcionando um momento cultural e acolhedor antes das palestras. Além disso, ocorreu a Feira de Práticas Integrativas e Complementares, que divulgou as pioneiras da área, fazendo-nos relembrar do início das práticas do cuidado. Também, durante todo o evento, foram sorteados brindes aos discentes, doados pelos diversos patrocinadores. Durante a Semana de Enfermagem, com o propósito de sensibilizar os alunos com as questões sociais, foram arrecadados alimentos para serem doados ao Lar de Idosos João XXIII.

 

No último dia de evento, a noite foi marcada pela premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados pelos discentes e, com muita emoção e festividade, os alunos do 9º período promoveram um momento de integração com os professores e alunos, encerrando a semana com um delicioso coffee break e música ao vivo.

 

Foi possível perceber a participação, a dedicação e o comprometimento dos alunos e professores durante a organização de todas as atividades desenvolvidas e isso permitiu, mais uma vez, o sucesso da XVII Semana da Enfermagem!

 

Agradecemos aos professores e alunos pela dedicação, pelo comprometimento e pelo belo trabalho em equipe, contribuindo para o êxito da NOSSA Semana de Enfermagem!

 

TRABALHOS PREMIADOS:

 

1º Lugar: O CONHECIMENTO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE SOBRE SEU PAPEL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

PRADO, Camila Bruneli

LEITE, Jucelio Gonçalves

FIORESE, Leticia Delbem

GONÇALVES, Mirela Dias

 

2º Lugar: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2

CASTELO, RafaellaScarton

MARVILA, Igor Marques

NASCIMENTO, Jamilly de Castro

VASCONCELOS, Karen de Martin

BAPTISTINI, Renan Almeida

 

3º Lugar: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ENFERMEIROS PARA IDENTIFICAR A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS NO ÂMBITO FAMILIAR

CONTARINE, Eduarda Da Silva

SANTOS, Renata Dos

SOUZA, Josângela Dos Santos De

ZAVA, Daiane Marcele Rêis dos Santos

BARROS, Jacqueline Damasceno de Castro