São Camilo comemora Dia Nacional do Pedagogo

Postado em 20/05/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Pedagogia.

Visualizado 1059 vezes.


Com a finalidade de propiciar uma reflexão sobre o dia Nacional Pedagogo, celebrada anualmente, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo homenageou esses profissionais que são responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes.

 

O dia do Pedagogo foi em 20 de maio, porém, aqui na Instituição a data reservada para a comemoração foi o dia 21 de maio, no auditório Pe. Inocente Radrizzani.

 

A comemoração do Dia Nacional do Pedagogo foi uma oportunidade de resgatar a importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade do saber escolar. Favorecer o diálogo dos alunos entre si e com o professor, sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente.

 

Na ocasião, foi destacada a atuação do pedagogo como de grande importância para a sociedade escolar, hospitalar e empresarial. No âmbito educacional, contribui para que seja um espaço de transformações, onde alunos e professores compartilhem saberes e construam uma melhor articulação de ensino. Para passar um pouco de suas experiências para os futuros pedagogos da Instituição, foram convidadas as profissionais: Thaís Engelhardt Veronez Damasceno, que proferiu a palestra “Pedagogia Educacional”, Michele Medina “O papel do Pedagogo no Presídio” e Taináh S. Seabra Lugon “Pedagogia Hospitalar”.

 

Foi homenageada a pedagoga Antônia Baliana Justo, que atuou por mais de 30 anos em nossa Instituição como professora universitária.

 

A Coordenadora do curso de Pedagogia Prof.ª Magalí Paraguassu Posse destacou a importância do evento “Nossa missão é semear”; um pensamento, um sorriso, um saber olhar, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho e o diálogo farão as sementes germinarem”.