I Simpósio Sul Capixaba de Nutrição e Gastronomia atrai profissionais de hospitais da região

Postado em 07/05/2019 por Renata Dias Lopes.

Com informações de Coordenação de Gastronomia.

Visualizado 948 vezes.


Nos dias 25 e 26 de abril, aconteceu o I Simpósio Sul Capixaba de Nutrição e Gastronomia nas dependências da Instituição. Os acadêmicos de ambos os cursos participaram ativamente durante a palestra e da aula show nos dois dias de evento, juntamente com a professora da disciplina de Desenvolvimento de Habilidades Básicas da Culinária, Claudine Silveira.

 

Participaram das atividades as manipuladoras de alimentos dos hospitais Santa Casa, Evangélico e HIFA, principalmente da ala infantil, como cozinheiras, auxiliares e copeiras, que se revezaram entre os plantões para comparecerem.

 

Foram oportunizados aprendizados importantes que incentivam a alimentação saudável, praticando uma cozinha sustentável, com aproveitamentos seguros de ingredientes que geralmente são desprezados, como por exemplo, talos, cascas, carcaças de aves e ossos de bovinos que podem resultar, juntamente com algumas especiarias, em um saboroso e nutritivo caldo para servir de base para outras produções, abolindo assim o uso dos caldos industrializados.

 

Também foram abordadas técnicas de corte que otimizem a produção e garantam a segurança do manipulador, assim como diferentes métodos de cocções para um único tipo de alimento, possibilitando versatilidade de produção, como preparar um molho de tomate fresco e quais os seus benefícios e aplicações em outros pratos para dar sabor e agregar valor.

 

Ainda no conceito de não desperdícios, foi ensinado trabalhar com as aparas de legumes de forma criativa nas produções de souflês, de tortinhas e omeletes assadas e, posteriormente, cortadas com aros em formatos de florzinhas, bichinhos e bonecos. Também foram apresentadas diversas formas de apresentar os pratos de maneira harmoniosa para encantar o paciente e despertar nele a vontade de comer, destacando cores, texturas e aromas.

 

Para Fabiana Crevelário Fonseca, cozinheira do Hifa, o Simpósio a ajudou aprender novas técnicas de manipulação de alimentos, dicas de como se comportar no trabalho e como manter a higiene pessoal e do local de trabalho. “Fiquei encantada com os equipamentos apresentados na aula de demonstração e as técnicas de preparo dos alimentos, bem diferente do que estamos acostumadas”.

 

Foram momentos gratificantes de compartilhamento de conhecimentos e atividades multidisciplinares que envolveram os coordenadores, os docentes, os acadêmicos e o público ávido por novas experiências.