Pesquisa busca resgatar a identidade culinária cachoeirense

Postado em 23/08/2019 por Renata Dias Lopes .

Visualizado 1091 vezes.


Bolinho de piaba com vinagrete e aïoli de urucum servido com drink à base de cachaça. Este é o resultado inicial de uma pesquisa desenvolvida no Centro Universitário São Camilo-ES, sob a orientação da coordenadora do curso de História, Profª Jaqueline Ramalho, e da coordenadora do curso de Gastronomia, Profª Alessandra Alcure.

 

A pesquisa tem como objetivo o resgate da memória e da identidade culinária do município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. O prato, desenvolvido pelo Professor Caio Lacerda juntamente com alunos do 4º período de Gastronomia, é uma releitura da famosa “piabinha com cachaça”, que foi identificada durante a pesquisa como uma memória muito presente na cultura da cidade.

 

A iguaria foi apresentada ao público na última terça-feira, 20, durante o lançamento do Giro Gastronômico da Cachoeiro Stone Fair, realizado no Centro Universitário São Camilo. Estiveram presentes autoridades municipais e donos dos restaurantes participantes do Giro, que acontece até o fim deste mês de agosto em Cachoeiro.

 

“Foi visto através de citações de Rubem Braga que, por causa do rio, se comia muita piaba com cachaça. A ideia principal foi apresentar esse prato de maneira mais contemporânea, e a cachaça a gente deu uma reinterpretação, criando o drink “Maresia Capixaba”, uma caipirinha com coentro. Os alunos ficaram bem animados com o evento, porque além do nosso curso, outros restaurantes e chefs da cidade estão participando do Giro, então é uma excelente oportunidade de networking para futuros estágios e oportunidades de emprego. O evento foi um sucesso! A São Camilo conseguiu receber muito bem a todos os convidados”, declarou o Prof. Caio.

 

Os alunos participantes da pesquisa, intitulada “Saberes e Sabores – Memória e Identidade da Culinária Cachoeirense”, fizeram uma apresentação do projeto, que está em andamento e ainda busca identificar outros pratos representativos da cultura municipal. São eles: Vanessa Alves Vieira, João Victor Gussani da Silva e Talytha Cardoso Angelo, do curso de História, e Jullyane Rocha Alves e Juliana Tennis, de Gastronomia.