Torneio de Pontes de Espaguetes desafia alunos na construção

Postado em 05/11/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 1042 vezes.


Os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário São Camilo – ES promoveram, no dia 23 de outubro, durante a XI Expociencia Universitária Sul Capixaba, o IV Torneio de Pontes de Espaguetes.

 

O evento desafiou os alunos na construção e permitiu utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos cursos e a aplicação prática dos fundamentos desenvolvidos em sala de aula, calculando e dimensionando todos os elementos necessários para a atividade.

 

“O processo de dimensionamento e construção da ponte de espaguete envolve diversos conhecimentos relacionados aos processos reais, como conceitos de resistência dos matérias e teoria de estruturas para que a ponte suporte a carga desejada, assim como acontece nos processos de construções de pontes reais”, relata Daniel Binoti, coordenador dos cursos de Engenharia.

 

Foram inscritos 110 alunos para o torneio. A ponte vencedora foi a do grupo “Carga Pesada”, que suportou 92 Kg, composto pelos alunos: Jonathan Siston Rossetto, Marco Aurélio Gomes de Oliveira, Matheus Dias do Nascimento Emerenciano, Ricardo Romanelli Toneto e Rogério Arlindo Cardoso Netto, do curso de Engenharia Civil.

 

O grupo vencedor recebeu um troféu simbolizando o trabalho majestoso realizado na confecção da ponte.

 

A São Camilo parabeniza a todas as equipes pelo ótimo trabalho e empenho.