São Camilo comemora Dia Nacional do Pedagogo

Postado em 10/06/2020 por Priscila Amed Schuab.

Com informações de Coordenação do curso de Pedagogia.

Visualizado 704 vezes.


No dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Pedagogo. Com o objetivo de proporcionar, por meio da vivência de novas discussões, a compreensão de que este profissional precisa se preparar para as novas exigências do mercado de trabalho e que o exercício de ser professor vai muito além da sala de aula, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES proporcionou uma noite de bate papo e palestra, através do ambiente virtual Microsoft 365.

 

A ocasião contou com a participação da palestrante Valéria Grafanassi, dos professores Cláudia Vieira, Luciene Viana, Diego Portinho e Gilson Silva Filho, da Secretária de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Cristina Lens Bastos, da Coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Cintia Cristina Lima Teixeira e de cerca de 125 acadêmicos, que interagiram de forma maravilhosa durante todo o evento, que durou aproximadamente 1h30min. Além disso, houve apresentação musical de três alunos que cantaram e tocaram, tornando o momento ainda mais prazeroso.

 

Este projeto se originou mediante atendimento personalizado às escolas, com índices e fatores educacionais e pedagógicos a serem revistos. Observou-se a necessidade de integrar o aluno na construção de um diagnóstico e de um planejamento de ações voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que outras ações, concomitantes, estão sendo desenvolvidas com pedagogos, diretores e professores, além de deixá-lo apto para análise crítica de um contexto educacional, identificando as fragilidades e as mudanças a serem construídas conjuntamente, afinal, a escola é espaço de construção contínua dos saberes, não apenas os sistematizados, mas sobretudo os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos críticos e pertencentes a um contexto social que, por sua vez, necessita de nossas inferências e só é construído quando nos colocamos como agentes integradores e multiplicadores de ações pedagógicas bem-sucedidas.

 

A Coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Cíntia, destacou sua satisfação em relação ao evento: “Foram muitos comentários maravilhosos e que nos deixaram, professores e coordenador, muito felizes e realizados. A palestrante ficou surpresa com o envolvimento, com os depoimentos positivos e com toda a demonstração de carinho dos acadêmicos”.

 

Depoimentos:

Rogério Togneri Carvalho Milioli (1º período de Pedagogia) - “Maravilhoso. Fiquei orgulhoso da escolha do meu curso de Pedagogia”.

 

Daiane Alves da Silva Correia (8º período de Pedagogia) – “Me emocionei o tempo todo. Vou sentir saudades...”.

 

Nathanya Fernandes Rangel (8º período de Pedagogia) – “O dia do Pedagogo, o NOSSO dia, não poderia ter sido melhor”.

 

Fabrícia Campos de Oliveira (7º período de Pedagogia) – “Superou todas as minhas expectativas. Fiquei apaixonada e comovida com nosso evento do Dia do Pedagogo”.