São Camilo comemora Dia do Advogado

Postado em 01/09/2020 por Stanley Mion.

Com informações de Coordenação do Curso de Direito .

Visualizado 662 vezes.


Em 11 de agosto de 1827 foi aprovada a lei que criou os dois primeiros cursos jurídicos brasileiros, um em Olinda (atual UFPE) e o outro em São Paulo (atual USP). A data foi estabelecida para comemoração ao Dia do Advogado.

 

No intuito de celebrar esse dia, o curso de Direito do Centro Universitário São Camilo – ES realizou nos dias 17 e 18 de agosto, de forma virtual, um evento com renomados profissionais da área, entre eles: Dr. Adilio Domingos dos Santos Neto, Presidente da 2ª Subseção da OAB/ES; Dra. Gabriella Zandomeneghe Moreira, Coordenadora da Comissão da OAB Jovem da 2ª Subseção da OAB/ES; Dr. André Araujo, Advogado Brasil – Portugal; e Dr. Flaviano Ribeiro Quaglioz, Advogado, que discutiram temas variados e bem pertinentes, como Ética na Advocacia; A Jovem Advocacia e seus desafios; Advocacia Internacional: A inscrição de Advogado brasileiro em Portugal - Aspectos teóricos e práticos; e Ensino Jurídico e Advocacia no EUA. Tais assuntos são indispensáveis para o operador do Direito, em especial ao Advogado.

 

O objetivo foi destacar a importância da Ética para a formação do profissional, desde o ingresso no curso até a sua inserção no mercado de trabalho. Levar para o evento a Advocacia Internacional, com dois palestrantes que atuam nos EUA e Portugal, foi de grande importância, pois oportunizou aos alunos o contato com o ensino jurídico nos EUA e diferentes operações e transações jurídicas a nível internacional.

 

“O que chamou bastante a minha atenção, como aluna do segundo período, foi a forma em que essas palestras foram ministradas. Uma das minhas maiores preocupações em participar do evento foi em não conseguir me adequar ou entender os assuntos em discussão, mas foi totalmente o contrário, me senti em uma roda de conversa assistindo aos palestrantes seguidos dos comentários dos professores. No final, o evento foi ótimo, onde foram respondidos diversos questionamentos feitos por nós que estamos iniciando no mundo acadêmico, sobre a prática no mundo jurídico e o quão extenso o nosso mercado é. À Coordenação do curso e ao Centro Universitário, meus sinceros parabéns por mais um evento maravilhoso em que tive o prazer de participar. Que venham os próximos! ” Relata Daniela Paris, do 2º período de Direito.

 

Já a aluna Deborah Bravin, do 10º período de Direito, comentou: “Desde que me conheço por aluna do curso de Direito da São Camilo, a semana do Dia do Advogado sempre foi a mais esperada! Essa data é importante para nós, alunos, porque homenageia aqueles em que mais nos inspiramos, aqueles que realizam um trabalho indispensável para uma democracia plena, aqueles que garantem dignidade, cidadania, liberdade e direitos humanos (para todos eles). Ainda que em tempos loucos e distantes fisicamente, os palestrantes convidados conseguiram unir todo o colegiado na mesma plataforma online. Somos muito gratos por isso ter sido possível. Obrigada Dr. Adilio por nos ensinar sobre ética; Obrigada Dra. Gabriella por nos alertar sobre os desafios que 2021 nos reserva; Obrigada Dr. André e Dr. Flaviano, por abrirem nossas mentes sobre oportunidades diferentes e outros caminhos; Obrigada à Coordenadora e aos nossos Professores pelas participações e por todo aprendizado ao longo desses 5 anos. Futuros colegas de profissão, nos vemos nos fóruns por aí! ”

 

Participaram, em média, 150 alunos por noite, durantes os dois dias de palestras, onde puderam interagir bastante com os palestrantes.

 

O Centro Universitário parabeniza os coordenadores, os professores e os acadêmicos do curso de Direito pela organização e participação no evento. E agradece, ainda, aos convidados por compartilhar um pouco de suas experiências no mundo do Direito.