Dia Nacional do Pedagogo é comemorado com música e muito aprendizado

Postado em 31/05/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 404 vezes.


No ano 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia que fez com que fôssemos levados a uma situação de distanciamento social, o que nos movimentou a refletir a qualidade da formação e das relações estabelecidas de maneira remota. No campo da educação, fortemente atrelado ao contato e a trocas de experiências, parte do desafio reside em estabelecer conexões e construir conhecimentos significativos para este tempo, que transmita em práticas pedagógicas coerentes com a realidade na qual fomos lançados.

 

No dia 20 de maio, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo – ES realizou de forma virtual uma comemoração ao “Dia Nacional do Pedagogo”, que despertou um resgate na história sobre a importância da formação acadêmica do profissional, além de um momento para a discussão da diversidade de atuação do Pedagogo na sociedade. No evento os participantes, por meio da vivência de novas discussões, compreenderam que precisa se preparar para as novas exigências do mercado de trabalho, que o exercício de ser professor vai muito além da sala de aula.

 

Foi observado a necessidade de integrar o aluno na construção de um diagnóstico e um planejamento de ações, voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que outras ações, estão sendo desenvolvidas com pedagogos, diretores e professores. Analisar criticamente um contexto, faz-nos identificar as fragilidades e as mudanças a serem construídas conjuntamente, afinal, a escola é espaço de construção contínua dos saberes, não apenas os sistematizados, mas sobretudo os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos críticos e pertencentes a um contexto social que, por sua vez, necessita de nossas inferências e só é construído quando nos colocamos como agentes integradores e multiplicadores de ações pedagógicas bem-sucedidas.

 

A interação de cerca de 95 alunos com os convidados foi maravilhosa. Tivemos a participação musical de três alunos que deram um show à parte, o que abrilhantou ainda mais a solenidade.

 

Como palestrantes tivemos a Professora Mariza Cardoso Duarte Sobrosa, Orientadora Educacional e Pedagógica da Fundação Bradesco de Vila Velha e Daniel Silva, Coach Mentor Especialista em Inteligência Emocional. Além dos professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES, Cláudia Vieira, Carla Prado, Fábia Poleto, Diego Portinho e Gilson Silva Filho, e ainda, para completar esse time de palestrantes excepcionais, contamos com as falas de Cristina Lens Bastos, Secretária de Educação de Cachoeiro de Itapemirim e Cintia Cristina Lima Teixeira, Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES.

 

Depoimentos

 

Rogéria Togneri Carvalho Milioli, 3º período de Pedagogia

“Momento único que o curso de Pedagogia está promovendo para os seus acadêmicos”

 

Cláudia Ataides, 1º período de Pedagogia

“Me emocionei o tempo todo”

 

Jainy Nazareth Costa, 8º período de Pedagogia

“Pedagogia é só emoção. Vou sentir saudades...”

 

Professora Cláudia Vieira, Colegiado de Pedagogia

“O dia do Pedagogo, o NOSSO dia, não poderia ser melhor”